Tecnologia na escola: qual a importância desse recurso?

Não é de hoje que a educação e a tecnologia têm andado lado a lado. Há cerca de 30 anos, a evolução dos aparatos tecnológicos e o advento da internet estão facilitando (e muito!) a interação entre estudantes, professores e pais dentro e fora das salas de aula.

Por meio dos fóruns, aplicativos de acompanhamento de aprendizagem, bate-papos e jogos virtuais, a educação tem se tornado mais que um preparo do ser humano para o convívio em sociedade e o mercado de trabalho, sendo um grande meio de adquirir informações de forma prazerosa e interessante.

Os motivos para escolher um colégio que esteja de olho nisso e tenha aderido às novidades tecnológicas nas salas de aulas são inúmeros. Quer saber mais sobre o assunto? Continue com a gente! Neste abordaremos as principais  tecnologias utilizadas na área educacional, uma entrevista com a diretora do Instituto Crescer, Luciana Allan e, ao final, daremos um resumo sobre as vantagens das novidades tecnológicas na educação. Confira!

A tecnologia na escola e a sua aplicação

Que a tecnologia contribui para o aprendizado, nós já sabemos. Mas quais são os principais meios tecnológicos educacionais disponíveis? Dê uma olhada!

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

Ao contrário do que muito se especula, a educação a distância não é utilizada apenas no ensino superior. Por meio das plataformas virtuais, pode-se facilitar bastante o aprendizado nos ensinos fundamental e médio. Atividades disponibilizadas no meio virtual despertam o interesse dos estudantes, facilitando o aprendizado, além de possibilitarem o acompanhamento dos pais quanto às atividades realizadas pelos estudantes.

E-books

As crianças e os adolescentes de hoje já nasceram “conectados”. Por isso mesmo, a adoção de livros virtuais, utilizados por meio dos tablets e computadores, é, sem dúvidas, muito mais atraente do que os livros de papel. É uma ótima forma de incentivar o acesso pelos jovens aos clássicos da Literatura, por exemplo.

Aplicativos

Adotar aplicativos para integrar a relação estudantes/pais/professores é a grande sacada do momento. Por meio dos aplicativos, é possível disponibilizar notas, resultados de trabalhos, montar índices de rendimento e facilitar a comunicação entre o corpo docente e os responsáveis de forma instantânea, sem a necessidade da presença física.

No Certus, por exemplo as famílias tem acesso a duas ferramentas que facilitam o acompanhamento da rotina escolar: o APP e o Terminal Web.

Por meio do Terminal Web, localizado no site do colégio os responsáveis podem emitir a 2ª via do boleto bancário, solicitar declarações de escolaridade, imprimir demonstrativo de pagamentos e consultar o boletim de notas e faltas do estudante.

Já o APP tem a facilidade de estar sempre a mão, pois é possível baixá-lo em celulares Android e iOS e por meio dele estabelecer um contato direto com professores e coordenação, acompanhar trabalhos, avaliações e lições de casa, acessar a agenda digital, o calendário de eventos e ficar por dentro de todos os comunicados e circulares.

Além destas ferramentas que são exclusivas do colégio, alguns dos aplicativos também podem ajudar na rotina de quem tem filhos em idade escolar: G-suite for Education, ReCap e Semper, todos disponíveis para iOS e Android.

Gamificações

Usar jogos para tornar as aulas mais dinâmicas é uma prática antiga utilizada pelos professores. Porém, com o avanço da tecnologia, essa prática se tornou ainda mais comum. Aplicar os conhecimentos que devem ser demonstrados em sala de aula de forma lúdica e competitiva desperta a atenção dos estudantes, além de promover uma melhor interação entre os colegas de turma.

O uso do Google for Education como tecnologia na educação

O Certus utiliza as ferramentas da Google for Education para inovar na educação. Além disso, o Projeto Turing, do UNOi é um grande aliado nas aulas, tornando o aprendizado mais atrativo. Por meio do Projeto Turing os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I, ao 7º ano do Ensino Fundamental II, participam de aulas de Lógica de Programação e aprendem, na prática, como criar jogos e outras ferramentas tecnológicas.

Como visto, a tecnologia pode oferecer inúmeras ferramentas para tornar a dinâmica escolar mais atrativa e, sobretudo contribuir de forma efetiva para o aprendizado. Mas para falar sobre isso com muita propriedade, o Blog CanalCertus entrevistou a diretora do Instituto Crescer, Luciana Allan, que se dedica ao estudo desse tema e esclareceu muitos aspectos a respeito da tecnologia na educação. Confira!

Qual a importância do uso da tecnologia nas escolas?

A tecnologia é importante não só por ser uma ferramenta que está nas mãos dos estudantes — que estão acostumados a utilizá-la para acessar informações, interagir com outras pessoas e realizar as atividades de lazer —, mas também pelo fato de ser um recurso interessante, que pode ajudar no desenvolvimento de competências cognitivas básicas, socioemocionais e digitais.

Como a tecnologia tem sido utilizada nas escolas nos últimos anos?

Nos últimos tempos, vem mudando muito o papel da tecnologia no processo educacional. Quando ela chegou, há cerca de 30 anos, era muito mais uma ferramenta para apoiar as práticas educacionais que já estavam instituídas, ou seja, para apoiar o trabalho que o professor já vinha fazendo há muito tempo, como uma prática pedagógica que ele já tinha.

Com o passar dos anos, com o avanço da tecnologia, a maior disponibilidade de recursos e a própria pesquisa e entendimento do seu potencial na área da educação, ela deixou de ser apenas um recurso para apoiar uma prática que já estava instituída e passou a ser uma ferramenta para firmar a mudança de metodologias, ou seja, para promover outras estratégias de ensino.

As escolas estão em momentos diferentes. Estamos avançando, mas é um avanço lento. E esses avanços têm acontecido não só pela disponibilidade de recursos tecnológicos, mas também pelas oportunidades que os professores têm de usar e refletir sobre essa prática.

A estratégia é conseguir transformar tudo isso em um processo de ensino mais personalizado às necessidades individuais de cada estudante, relacionado ao seu projeto de vida e de acordo com o grau de desenvolvimento de cada criança. Devem ser utilizadas estratégias de ensino que gerem mais interesse e engajamento nos discentes, que tragam oportunidades de pensar em problemas do mundo real, de trabalhar em desafios e de fazer pesquisas.

Como a lógica de programação e as ferramentas do Google For Education ajudam os estudantes na prática?

O trabalho com o pensamento computacional, robótica e linguagem de programação é extremamente interessante e importante na escola. A programação é uma nova linguagem que tem toda uma estrutura e sintaxe que os estudantes têm que aprender a ler e, depois, a escrever.

No primeiro momento, eles têm que conseguir entender esse processo. Posteriormente, precisam aprender a escrever um código, ou seja, entender como programar. Isso é importante, pois cada vez mais todas as profissões, de alguma forma, vão depender da tecnologia. E essa tecnologia não será utilizada só para consumir informação.

Assim, vamos depender cada vez menos de programadores, e o próprio usuário vai aprender a função desses profissionais, por meio de uma linguagem mais simples, de blocos. Qualquer um vai conseguir criar um site, um aplicativo ou um jogo, ou seja, ferramentas que podem ajudar no dia a dia em uma atividade profissional.

Tem algo mais que você gostaria de destacar a respeito do assunto?

É importante falar sobre a importância de as instituições, assim como de os pais, não se deixarem levar pelo modismo de achar que uma escola extremamente equipada é a que está desenvolvendo o melhor trabalho.

A escola que faz o melhor trabalho é aquela que, com os recursos que têm à sua disposição, consegue fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica e criar as melhores estratégias de aprendizagem para os estudantes. Isso deve estar conectado com o perfil dessa garotada e com o jeito que eles aprendem, preparando-os para ter as competências necessárias para o século 21.

Trata-se de competências cognitivas básicas de leitura, escrita, matemática e pesquisa, assim como de competências socioemocionais — trabalho em equipe, resiliência, criatividade, empatia, administração do tempo e autoavaliação. Aqui também entram as competências digitais, necessárias para cada vez mais ter a tecnologia como recurso, independentemente da profissão que vai ser exercida.

Os motivos para adotar as inovações tecnológicas na formação dos estudantes

São várias as vantagens das novidades tecnológicas na educação. Listamos, aqui, as mais importantes e que farão você se interessar ainda mais pelo assunto!

A adoção da tecnologia:

  • desperta o interesse dos estudantes;
  • reduz a evasão escolar;
  • permite uma maior interação entre pais e professores;
  • melhora a interpretação das informações;
  • inclui estudantes com necessidades especiais;
  • estimula o autodidatismo.

Por isso, a adoção de meios tecnológicos para o desenvolvimento da educação é mais do que um auxílio ao meios tradicionais de ensino. É uma urgência no que diz respeito à adaptação do estudante enquanto ser humano na sociedade atual.

Gostou de aprender mais sobre tecnologia na escola? Caso você tenha outras dúvidas e queira aprender mais sobre o nosso trabalho, entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *