Expressão Corporal Para Trabalhar as Relações Familiares

Por meio de um trabalho interdisciplinar, que envolveu as disciplinas de Produção de Texto e Inglês, os estudantes do 9º ano trabalharam as Relações Familiares através da expressão artística e corporal.

“O primeiro passo foi discutir em roda de conversa situações cotidianas que envolvem o tema e, principalmente, os sentimentos dos adolescentes em relação às questões familiares”.

Ingrid Oliveira, professora de Produção de Texto

A partir daí, as turmas foram divididas em pequenos grupos para escolherem uma ou mais músicas, que representassem os sentimentos discutidos. As canções podiam ser nacionais ou em inglês.

Tendo-as escolhidas, os grupos elaboraram e apresentaram a interpretação da canção escolhida, além de pesquisarem sobre o contexto em que ela foi escrita.

Para completar a atividade, as equipes também precisavam se informar sobre a trajetória da banda ou cantor e o ritmo.

A fim de compartilhar os aprendizados, a apresentação foi oral, em forma de seminário. E para encerrar, as professora Ingrid Oliveira e Paula Niedzielski promoveram uma dinâmica sobre expressão corporal que despertou a conscientização corporal, a atenção e o respeito ao que o próprio corpo comunica. A proposta era usar a música que escolheram sobre a família como inspiração.

O resultado foi maravilhoso! Os estudantes puderam dar voz ao próprio corpo e comunicarem-se de forma sensível e poética. Além de desenvolverem diversas habilidades e competências, como as que as educadoras descreveram abaixo:

  • Expressar-se, efetivamente, na linguagem não verbal, bem como na linguagem verbal;
  • Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação;
  • Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade;
  • Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social;
  • Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção;
  • Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto.

Veja o álbum de fotos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *