Saiba mais

Nossa História

Construtores de Asas

Era uma casinha pequenina, próxima ao Autódromo de Interlagos, que abrigava um sonho gigante, muito maior do que ela mesma. Essa casinha acolheu, em 1986, três mulheres corajosas e um projeto ambicioso: foi lá que Marli, Idna e Clarice abriram as portas da escolinha Pôr do Sol e iniciaram suas atividades com apenas sete alunos. Eram sete crianças, sete famílias, sete sementinhas de plantar futuro.

Meu Sol

No final do ano seguinte, o Pôr do Sol ficou pequeno! Virou Meu Sol, numa casa maior com 35 alunos dando corpo ao sonho de transformar vidas. Marli seguia agora com novas sócias, Cilene, Roberta e Rosemary, e mais um projeto ambicioso – Meu Sol abriu sua segunda unidade, especializada no atendimento de bebês e crianças muito pequenas.

Nasce o Certus

Foi assim, com berçário e escolinha, com a confiança de quem já havia alçado o primeiro voo, com incerteza e vontade, que resolveram consolidar a instituição de ensino, oficializando o registro junto à Secretaria Estadual de Educação, fazendo nascer em 1991 o COLÉGIO CERTUS.

Início dos anos 90

Assim, no início dos anos 90, situado à Avenida Presidente João Goulart, 951, na Cidade Dutra, Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, o Certus apareceu timidamente. Há quase 30 anos o prédio tinha apenas um andar de salas de aula, um parquinho, uma quadra e muita área verde. Em 1991 o Certus contava com 120 alunos que eram atendidos nas turmas de Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental I.

Período de Crescimento

Durante a década de 90 o Certus só fez crescer atendendo as turmas do Fundamental II ao Ensino Médio: ganhou um segundo andar no prédio I, um novo laboratório científico, um laboratório de informática e a cobertura da quadra poliesportiva.

Grupo TECER e os Primeiros Eventos Culturais

Foi também durante os anos 90 que tiveram início as primeiras apresentações do Grupo TECER e os primeiros Eventos Culturais. Destacando ainda mais o estudante como protagonista.

Certus Kids

Isso sem contar com o espaço exclusivo para o desenvolvimento da primeira infância, uma casinha adquirida na compra do terreno ao lado. Era chamada de Certus Kids e tinha sido especialmente planejada para acolher os pequenos nos seus primeiros contatos com as descobertas do mundo.

Alma Gigante e Sonhos Compartilhados

Foi assim, com alma gigante e sonhos compartilhados de pessoas empreendedoras, que o Certus firmou-se um colégio sólido. Com propostas de ensino não tradicionais, desde o início oferece uma formação integral de cidadãos autônomos, críticos e participativos, hábeis para atuarem de maneira competente e responsável no meio em que vivem e transformam.

Uma Nova Equipe Mantenedora

Com o novo milênio, a consolidação da escola enquanto referência em educação aconteceu com a formação da nova equipe mantenedora: Marli e Cilene, com novos sócios Hamilton, Rodrigo e Ronaldo, ampliaram a estrutura física, expandindo o espaço que daria morada ao Ensino Médio.

Início dos anos 2000

O Certus assume sua essência solidária e dá início as primeiras campanhas do Núcleo Solidário Certus, hoje conhecido como Rede Colaborativa.

Parcerias de Sucesso

As parcerias que o Certus fez e faz ao longo do seu percurso também são fundamentais para fazer da marca uma experiência de vários saberes. Com o Governo do Estado de São Paulo, em 2010, o Certus consolidou-se abrigo e palco para cursos técnicos, primando pelo rigor na formação ética dos profissionais da área de saúde e pela qualidade técnica de sua equipe docente.

Sesc Interlagos

Além da parceria com o Governo do Estado, 2010 trouxe a parceria com o Unicef e junto ao Sesc Interlagos foi a única escola privada da região a receber o BiblioSesc em suas dependências.

Espaço Flamboiant

Com o passar dos anos e a parceria de novas famílias na comunidade escolar, o colégio adquiriu um novo terreno, ampliando em mais 3 mil metros a estrutura do Certus. Este novo espaço abriga hoje a educação infantil e o ensino fundamental I.

Certus é segurança

Certus é uma palavra do latim, idioma do qual nasce nossa língua portuguesa. Na origem, Certus se traduz por seguro, certeiro, que não oferece dúvidas. Para a gente, Certus é acolhimento e olhar, é local de descobertas, brincadeiras, de perguntas e construção.