Saiba quais são os benefícios da Lógica de Programação para crianças

Com a globalização, as pessoas precisaram aprender um idioma universal para conseguir se comunicar entre si. Assim, o inglês se tornou praticamente obrigatório na vida em sociedade. Agora, com a transformação digital, outro aprendizado que ganha destaque é o da lógica programação para crianças.

Afinal, são linguagens de programação que permitem a comunicação entre humanos e computadores. Essa relação, tão significativa hoje em dia, só tem tendência a se tornar ainda mais relevante, inclusive no mercado de trabalho.

Sem contar que o conhecimento em programação proporciona grandes benefícios no desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Por isso, é um grande diferencial nos projetos pedagógicos de colégios infantis. Quer entender melhor sobre esses impactos? Então, acompanhe este texto!

O que são linguagens de programação?

As linguagens de programação são como idiomas que permitem a comunicação entre humanos e computadores. Com a aplicação de códigos específicos, as máquinas interpretam comandos dados pelos programadores e, a partir disso, executam funções.

É a partir dessa dinâmica que todos os produtos digitais que consumimos existem. Sim, a programação não faz parte somente de grandes empreendimentos futurísticos. Na verdade, ela está muito presente em nosso dia a dia.

Aplicativos do celular, páginas da web e jogos são fruto de linguagens de programação. Entre as mais utilizadas estão Python, Ruby, C e Java. O Twitter, por exemplo, foi desenvolvido inicialmente com Ruby e aprimorado com JavaScript.

Por que a lógica de programação para crianças é importante?

Ensinar lógica de programação para crianças é dar um passo acertado em direção às demandas do futuro. Para os adultos de hoje, saber o que é um código-fonte ou como criar uma página da web simples pode ser irrelevante, a não ser em profissões específicas.

No entanto, para a próxima geração de adultos, esses serão conhecimentos considerados básicos e indispensáveis, tal como é o inglês hoje em dia. Afinal, estamos cada vez mais inseridos na cultura digital — e o mercado de trabalho está atento a esse movimento.

Para que você tenha uma ideia, de acordo com um estudo da Dell Technologies para o Instituto para o Futuro (IFTF, na sigla em inglês), cerca de 85% novas profissões vão ser criadas até 2030. Todas elas estarão relacionadas a mudanças trazidas pela transformação digital.

É por isso que a especialista Stephanie Shirley, em entrevista ao canal da BBC Brasil, afirma que os adultos que não conhecerem linguagens de programação serão vítimas do analfabetismo do futuro. Sim, executar comandos digitais será tão relevante quanto ler e escrever daqui a alguns anos.

Não é tão difícil acreditar nessa perspectiva, concorda? Basta observar como a tecnologia se infiltrou em nosso dia a dia em passos largos nos últimos anos. Atualmente, muitas atividades profissionais exigem pelo menos conhecimentos básicos em programas de edição de texto ou em pesquisas na internet.

Quais são os impactos na educação infantil?

Além dos impactos relacionados ao perfil profissional no futuro, o aprendizado de lógica de programação para crianças também está muito relacionado ao desenvolvimento cognitivo. Veja, abaixo, alguns dos principais benefícios para a educação infantil!

Incentivo à resolução de problemas

Sites, aplicativos, programas e jogos servem, em primeiro lugar, para atender a alguma necessidade ou limitação das pessoas, seja o lazer nas horas vagas, seja a praticidade na busca por informações. Assim, a programação para crianças serve para ensinar os pequenos a buscarem soluções para problemas da sociedade desde cedo.

Essa preocupação vai ao encontro de uma das competências gerais para Educação Básica prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — a cultura digital. De acordo com o referencial do MEC, os estudantes devem compreender e utilizar tecnologias digitais de forma a resolver problemas e exercer protagonismo na vida coletiva e pessoal.

Desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico

Nas aulas de programação, as crianças também colocam a criatividade em ação, exercitando a curiosidade e praticando a autonomia. Essa é uma das características consideradas habilidades do século 21, cujo desenvolvimento é um dos focos da educação contemporânea.

Ainda, os estudantes passam a criar algoritmos simples e complexos, sendo que quaisquer erros na programação exigem análise e raciocínio lógico para interpretar quais códigos precisam de revisão. Assim, as crianças têm o pensamento crítico e a percepção lógica exercitados.

Estudo dinâmico da matemática

A sala de aula tradicional e engessada está se tornando cada vez mais obsoleta. Nos modelos de aprendizagem mais atuais, o dinamismo é sempre protagonista e, para o estudo de disciplinas de Exatas, especialmente a matemática, a programação surge como um recurso muito dinâmico.

Afinal, as crianças aprendem na prática como aplicar fórmulas e conceitos matemáticos de uma maneira mais atrativa e menos fragmentada. Isto é, passam a enxergar a relevância dessa disciplina na vida em sociedade, dentro do contexto das soluções digitais.

Possibilidade de aprendizado interdisciplinar

Durante as aulas de programação, as crianças trabalham uma série de competências e habilidades importantes para um aprendizado interdisciplinar. A matemática nos códigos, o inglês nos comandos, a lógica na busca por soluções e a capacidade de trabalhar em equipe, por exemplo.

Aumento da afinidade com a tecnologia

As crianças de hoje são consideradas nativas digitais — é a chamada geração Z. Isso quer dizer que os pequenos estão cercados de tecnologia, tendo contato com celulares, computadores e TVs desde o início da vida.

tecnologia na infância tem seus prós e contras, mas ensinar programação para crianças é um jeito de promover um relacionamento mais saudável e inteligente com os meios digitais. Assim, os pequenos param de usar recursos como o smartphone apenas para diversão e passam a entender a tecnologia como um instrumento de desenvolvimento social.

Alinhamento com tendências mundiais

Por fim, incentivar o aprendizado de programação na infância vai ao encontro das tendências mundiais. Para que você tenha uma ideia, no Reino Unido, desde 2014, os estudantes de 5 a 16 anos têm aulas de ciências da computação.

Nos EUA, a programação passou a fazer parte dos currículos em 2019, desde a educação infantil ao ensino médio na rede pública de várias cidades. E esses são apenas alguns exemplos de uma tendência que vem sendo adotada por muitos países.

Como deu para ver, os conhecimentos em computação serão uma demanda muito relevante no mercado de trabalho, além de serem aliados do desenvolvimento infantil. Por todos esses motivos e de olho no futuro, o Certus tem aulas de programação para crianças em seu projeto pedagógico.

Então, entre em contato conosco, conheça todos os diferenciais da nossa metodologia de ensino e garanta uma educação inovadora para seu filho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *