Brincadeiras em roda para a alfabetização

É importante que, durante o processo de aprendizado, a criança tenha curiosidade e interesse por novas descobertas. Por isso, o uso de recursos lúdicos, como uma brincadeira de alfabetização, faz toda a diferença. Por meio de jogos e atividades divertidas, a assimilação do conteúdo se torna mais prazerosa, o que facilita a aquisição do conhecimento.

No caso da alfabetização, existem várias estratégias para despertar esse interesse dos estudantes, tornando o processo mais atrativo. Os símbolos e os elementos utilizados nos jogos contribuem para que a criança desenvolva a expressão gráfica, seja por meio da fala, seja por meio de desenhos ou de escrita.

Quer saber mais sobre essa técnica e como ela é aplicada? Então, continue a leitura de nosso post!

Entenda melhor o processo de alfabetização

Dentro da alfabetização, as fases da escrita evoluem por hipóteses. Assim, quando o professor percebe que a criança demonstra sinais de mudança, é necessário oportunizar atividades que desenvolvam, principalmente, a consciência fonológica — a habilidade de segmentar de modo consciente as palavras.

Dessa forma, o estudante percebe as inúmeras possibilidades de escrita dentro da língua portuguesa e, gradativamente, amplia o seu repertório e aperfeiçoa o vocabulário. O trabalho com a alfabetização deve conter comandos simples, focados no objetivo, para que cada vez mais a criança tenha confiança em seu próprio desenvolvimento.

Esse tipo de atividade já vem sendo utilizada com sucesso no Certus ColégioUm exemplo disso foi a brincadeira (com finalidade pedagógica e direcionada para a evolução da alfabetização) idealizada pelas professoras Maria Amorim, Patricia Malakowski e Tatiane Evangelista, junto aos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental I.

Sentadas em roda, as crianças cantaram uma música de memória, enquanto passavam entre si um balão. No encerramento da canção, o estudante que estava com o balão deveria dizer o seu nome e, em seguida, os colegas precisavam responder quantos sons aquela palavra fazia, obrigando-os a contar as sílabas.

Para finalizar, o estudante com o balão poderia escrever outra palavra que tivesse o início igual ao do seu próprio nome. Ou seja, a criança chamada Sofia poderia escrever “sorvete”, por exemplo, enquanto o Gabriel usaria palavras como “gato” ou “galo”, entre outras.

“Ao serem questionadas sobre as palavras com a mesma sílaba do seu nome, as crianças identificavam e respondiam imediatamente. Entretanto, alguns sentiam-se pouco confiantes para escrevê-la. Atuamos dessa forma, como encorajadoras, incentivando-os. E a alegria vinha logo após a tentativa, pois eles eram surpreendidos ao perceberem que conseguiam cumprir o desafio”, contou a professora Tatiane Evangelista.

Veja o álbum de fotos

Conheça algumas brincadeiras de alfabetização

Além dessa prática ser adotada no colégio, ao longo do processo de aprendizagem, a criança também pode receber esse estímulo em casa. Afinal, a parceria entre os pais e os educadores do colégio é fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem. Confira algumas sugestões divertidas que ajudam na alfabetização da criança!

História em ordem alfabética

Além de estimular o vocabulário e a alfabetização, essa brincadeira contribui para a imaginação. Para colocá-la em prática, comece a contar uma história, com uma frase que se inicie pela letra A. A criança deve dar sequência com outra frase, com a letra B.

A brincadeira consiste em cada um acrescentar uma informação à história, com frases iniciadas por uma letra do alfabeto, na sequência. Se houver mais de uma criança participando, a atividade fica ainda mais divertida!

Contagem de sílabas com palmas

A ideia é que a criança bata palmas uma vez a cada sílaba. Proponha alguns desafios, começando pelo próprio nome ou nomes de familiares, evoluindo depois para outras palavras.

Embora seja uma brincadeira simples, ajuda a criança a entender que todas as palavras são formadas por sílabas.

Descubra a palavra

Essa é uma brincadeira que aguça a curiosidade dos pequenos. Proponha uma frase, deixando uma palavra de fora (escondida) e forneça algumas pistas para que a criança a descubra. Escreva, por exemplo, uma frase como: “Na geladeira tem uma fruta que se chama”. As pistas podem ser:

  • começa com a letra M;
  • tem quatro sílabas;
  • tem a letra L no nome.

Esse é apenas um exemplo, use a criatividade!

Stop

Quem não se lembra do popular jogo em que escrevemos palavras com determinada letra? Podem ser animais, personagens, alimentos, nome de amigos, entre outros, dependendo da maturidade da criança. A brincadeira pode ser feita de forma oral, caso a criança ainda esteja aprendendo a escrever. Além disso, respeite o tempo dela.

Confira a importância das brincadeiras no desenvolvimento infantil

Quando a criança brinca, reproduz situações de seu dia a dia, reforça conhecimentos adquiridos e desenvolve o aprendizado. Isso vale para a fala, a escrita e a aquisição de vocabulário.

Assim, uma brincadeira de alfabetização não é um simples jogo. Sem perceber, de forma divertida, a criança aprende a formar palavras e frases e a elaborar o pensamento. Dessa maneira, o aprendizado se torna mais atrativo e interessante, o que facilita a aquisição de conhecimentos.

Gostou de nosso post? Então, comente abaixo e divida conosco a sua experiência com o aprendizado de forma lúdica. Quais brincadeiras atraem mais a atenção da criança na hora da alfabetização?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *