Literatura infantojuvenil: 5 livros incríveis para as crianças

O hábito de ler é muito útil e importante para a vida adulta, e deve ser construído desde a infância, para se tornar algo duradouro. Quando a criança toma gosto pela leitura, recebe informações e desenvolve uma capacidade de raciocínio mais apurada. Estabelecer esse costume é tarefa difícil, e, para torná-la mais fácil, é interessante encontrar literatura infantojuvenil de qualidade e dar o exemplo dentro da família.

Como diz o estudioso Richard Bamberger, no livro Como incentivar o hábito da leitura: “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora”.

A família como um todo e os pais são agentes importantes para a criação de hábitos saudáveis de leitura e estudo, então, acostume-se também a ler e dar o exemplo para o seu filho.

Neste texto, abordaremos de forma simples a importância da literatura na infância e os benefícios que podem ser alcançados com ela. Além disso, traremos a sugestão de cinco livros com histórias e conteúdos que podem ajudar na formação do hábito de leitura do seu filho. Confira!

Benefícios da literatura infantojuvenil

Existem inúmeros benefícios obtidos por meio da leitura que podem ser percebidos desde a infância. O conhecimento adquirido nas leituras estimula a criatividade na criança. Os livros lhe permitem exercitar a imaginação, a fantasia. Além da criatividade, a leitura dará maior facilidade de se expressar, pois possibilita um vocabulário diferenciado e mais rico, além de maior conhecimento sobre diversos assuntos.

O estudante com o hábito da leitura desenvolvido também tem um poder maior de concentração e atenção, o que ajuda nos estudos e na vontade de se aprofundar em temas do seu interesse. Uma consequência disso é que essa criança melhora também o seu rendimento escolar, pois consegue estudar de forma mais eficiente e prazerosa.

Compreendidos alguns benefícios da leitura na infância, vamos agora às sugestões de livros que podem aumentar o interesse dos seus filhos pela literatura e pela leitura.

Livros incríveis para as crianças

1. O Pequeno Príncipe

Escrito por Antoine de Saint-Exupéry, esse é um grande clássico francês e um dos livros mais traduzidos do mundo. Conta a história de um piloto francês que, após sua aeronave sofrer uma pane, se encontra no deserto do Saara com um menino de “cabelos de ouro”. Nesse encontro, o piloto percebe o olhar infantil do menino sobre a vida, enquanto o garoto se depara com questões da vida adulta. Os dois estabelecem uma conexão forte e aprendem a depender um do outro.

Indicado para crianças a partir dos oito anos, O Pequeno Príncipe traz lições sobre a vida e ensina a dar importância às pessoas que passam pela nossa existência. As ilustrações encontradas no livro ajudam a exercitar a imaginação dos leitores, que buscam mentalizar as histórias e desenvolvem a capacidade de criar cenários alternativos.

2. O Meu Pé de Laranja-Lima

Escrito pelo autor brasileiro José Mauro de Vasconcelos, o livro conta a história de Zezé, um garoto nascido em uma família humilde. Passando por dificuldades desde pequeno, o menino não se intimida e vive aprontando suas travessuras. Para fugir dos momentos de tristeza, Zezé viaja com a sua imaginação e se apega ao mundo que criou.

Recomendado para crianças acima de 11 anos, o livro ensina que não é preciso desanimar diante das dificuldades da vida, pois há uma solução para tudo. Pela criatividade do protagonista, a imaginação também é desenvolvida, assim como a percepção e a capacidade de adaptar-se em situações adversas.

3. Extraordinário

Conta a história do garoto Auggie, que nasceu com uma séria doença genética que o deixou com deformidades faciais. Depois de estudar em casa até os 10 anos, o menino começa a frequentar uma escola, e agora precisa conquistar a amizade dos colegas, provando que, mesmo com suas diferenças, é um garoto igual aos demais.

Escrito por R.J. Palacio, Extraordinário é recomendado para leitores a partir dos 12 anos. Com uma história emocionante, o livro traz várias lições importantes para a vida: ensina a respeitar e conviver com as diferenças e demonstra que as diferenças físicas ainda são um obstáculo na sociedade, mas ajuda o leitor a criar a consciência de que cada pessoa tem o seu jeito e a sua aparência e que todos merecem ser tratados da melhor maneira.

4. Alice no País das Maravilhas

Escrito por Lewis Carroll, esse clássico mundial conta a história da menina Alice, que, por acidente, cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico, povoado por criaturas esquisitas que lembram a vida real. Lá, ela vive aventuras dos mais variados tipos, desde aumentar e diminuir de tamanho até enigmas da vida.

Um livro que costuma encantar leitores de todas as idades, Alice no País das Maravilhas é recomendado para crianças a partir de oito anos. Como a história se passa em um mundo imaginário, ela desperta a criatividade dos leitores e a capacidade de saber se adaptar a diferentes problemas e situações, assim como Alice.

5. Livro das Perguntas

Obra de Pablo Neruda, o livro se apega a 74 perguntas sobre coisas variadas na sociedade. Temas como os seres humanos, animais, natureza e significados de vida e morte são abordados. Além das perguntas, o livro conta também com fotos e ilustrações de Isidro Ferrer, o que ajuda a dar mais imaginação e reflexão sobre as perguntas elencadas nos poemas.

Sem indicação de faixa etária, a obra é muito útil para incentivar os leitores a buscarem novos conhecimentos, a refletir sobre os mistérios da vida e a raciocinar de forma diferente. De um modo sutil e provocante, Neruda instiga a curiosidade das crianças e demais leitores.

Os cinco livros citados mostram várias formas de escrita e diferentes aprendizados que a literatura infantojuvenil pode trazer às crianças. Estabelecer o hábito de leitura desde a infância e os benefícios que isso proporciona fazem valer o incentivo para que os filhos invistam tempo nos livros.

O que você achou das dicas de literatura infantojuvenil dadas neste texto? Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais, para ajudar mais pais e crianças a adotarem o hábito saudável de ler!

Outras pessoas também leram:

Menu