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MISSÃO

Educar a partir de práticas inovadoras que promovem autonomia, acolhem e fortalecem vínculos com a comunidade.

VISÃO

Ser referência em educação integral e gestão escolar, capaz de potencializar pessoas que inspirem e pratiquem transformações sociais.

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ÁRVORE DE VALORES

Curiosidade

Ter curiosidade sobre tudo. Questionar, explorar e descobrir.

Criatividade

Pensar em novas formas de fazer as coisas.
Nunca estar satisfeito em fazer algo de forma convencional.
Encontrar sempre um modo melhor.

Amor

Valorizar relações próximas com outras pessoas.
Acolher e cuidar. Convidar e servir.

Vitalidade

Entusiasmar-se com as tarefas e cumpri-las até o final, como uma grande aventura e descoberta.

Critério

Pensar sobre as coisas e examiná-las de todos os lados.
Não precipitar-se em conclusões e basear-se apenas em evidências sólidas para tomar decisões.
Ser capaz de mudar de ideia.

Justiça

Tratar todas as pessoas imparcialmente. Não permitir que os sentimentos pessoais tendenciem suas decisões sobre os outros. Oferecer uma nova chance a qualquer um.

Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica do Certus se baseia nas 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular.

Essas competências são produto de ampla discussão da sociedade civil e são consideradas alicerce de uma educação altamente comprometida com nossos valores.

1 – Conhecimento

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2 – Pensamento científico, crítico e criativo

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3 – Repertório Cultural

Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4 – Comunicação

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimento das linguagens artística, matemática e cientifica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimento em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5 – Comunicação Digital

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6 – Projeto de vida

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal e ao exercício da cidadania, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7 – Argumentação

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8 – Autoconhecimento

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9 – Empatia e Cooperação

Exercer a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10 – Autonomia e Responsabilidade

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Rede Colaborativa

Rede Colaborativa Certus

O social é a nossa causa

Quem nunca se rendeu a uma campanha em prol de alguma causa? Quem conhece alguém que já doou para o Criança Esperança, Teleton ou algo assim? Quem nunca se deparou com pessoas usando uma camiseta O Câncer de Mama no Alvo da Moda?
Se você se identifica e apoia com casos e causas assim, a Rede colaborativa Certus fará todo o sentido pra você.

O Certus possui em seu DNA a construção de uma consciência acerca dos problemas sociais da comunidade e empenha esforços para minimizar o cenário através de ações simples, mas de efeito imediato.

Todos os eventos abertos ao público possuem um ingresso solidário. Ora alimentos, ora vestuário, ora doações específicas. Assumimos parcerias com campanhas de força nacional, como foi o caso do Cabelegria, Meias do Bem da Puket, Lenços que Unem do Hospital Santa Paula, dentre outras. Ações essas que fazem da instituição uma referência na região.

E mais, somos parceiros do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e temos informática para 3º Idade. Mas o que significa adotar uma causa conosco?
Significa que seremos uma rede: colégio, família e comunidade.

Transporte

Negociado direto com o transportador cadastrado.
Autonomia para a escolha do prestador de serviço de sua preferência.

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