4 livros importantes sobre a arte de criar filhos

Seja de primeira, segunda ou terceira viagem, fato é que os pais nunca estão totalmente preparados para lidar com os desafios da maternidade e paternidade. A cada nascimento, aparecem novos obstáculos e outros aprendizados, não é mesmo?

É nesse contexto que os livros sobre criação de filhos surgem como verdadeiros aliados, apresentando lições valiosas. Claro que você sabe qual é a melhor forma de educá-los, mas uma mãozinha extra — ou melhor, os conselhos de profissionais renomados — é sempre bem-vinda. 

Gostou da ideia? Então, confira a seleção de livros sobre criação de filhos que separamos para você! 

1. Mães confiantes, filhos realizados

Na obra, Catherine Hickem apresenta os princípios básicos para criar bem os filhos, de forma que eles se tornem adultos confiantes, seguros e equilibrados. A proposta é eliminar — ou, pelo menos, reduzir — os sentimentos conflituosos que as mamães têm durante a maternidade, tanto com os pequenos quanto com os adolescentes. 

A publicação ajuda a desenvolver a autoconfiança, fator que vai refletir positivamente na saúde emocional das crianças. O resultado é a construção de um relacionamento saudável entre pais e filhos.

2. 50 coisas que os pais nunca podem dizer aos filhos

O título diz tudo, não é mesmo? A ideia é enfatizar que as palavras têm poder, sendo capazes de despertar grandes mentes, assim como destruir psicologicamente as pessoas. Não à toa, os pais devem ter atenção redobrada ao que dizem às crianças e adolescentes. 

Idealizado pelo autor Antônio Siqueira, o livro mostra o quanto as palavras influenciam na saúde física, emocional e mental dos filhos

3. Como criar filhos financeiramente inteligentes 

Ter pleno controle da vida financeira é um desafio e tanto nos dias atuais. A falta de organização e a má administração dos recursos gera uma bola de neve, que pode afetar todo o ambiente familiar.

Mas, por que será que essa situação é tão comum? Onde está o erro? O que pode ser feito para deixar os adultos mais responsáveis em relação às finanças?

A narrativa de Eileen e Jon Gallo mostra a importância de trabalhar o assunto com os filhos desde cedo. O intuito é ensinar a eles como lidar com o dinheiro de forma equilibrada, mostrando que mais relevante do que a quantia em si são as ações que os adultos têm perante esse valor. 

4. Quem ama, educa

Os filhos tornam-se um reflexo dos pais e daquilo que vivenciam em casa. Concorda com essa premissa? O psiquiatra Içami Tiba, com o seu livro “Quem Ama, Educa”, apresenta ações para formar cidadãos éticos e felizes por meio da educação de valores transmitidos no ambiente familiar

Lançado em 2002, a obra virou um dos principais best-seller do Brasil no setor da educação. Tiba não só aborda temas atuais, como propõe a quebra de alguns mitos — para ele, os pais devem se adaptar ao mundo atual, que é cheio de novos estímulos

Como vimos, a leitura, além de ser um entretenimento, também amplia os seus saberes sobre a arte de criar filhos. E, como já alertava a sabedoria popular: conhecimento nunca é demais

Gostou das obras apresentadas e quer indicar esses livros sobre criação de filhos para os amigos? Basta compartilhar o post nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *