Já ouviu o conselho que fala que, se você disser que não gosta da matéria, não vai conseguir aprender? Isso é um indício de como funciona a afetividade na educação infantil.
Essa dica comum tem bases teóricas muito mais profundas, uma vez que a criança precisa ser acolhida afetivamente para desenvolver seu potencial de aprendizagem.
Nos primeiros ciclos de ensino, é essencial criar um ambiente de cumplicidade. Assim, o estudante sabe que pode errar, perguntar e interagir sem medo de represálias. Por isso, o papel do professor como facilitador deve ser reforçado. Esse debate é muito comum na educação. Então, veja agora qual a importância da afetividade na educação infantil.
O debate sobre a afetividade na educação infantil
A questão da afetividade na educação infantil é um tema bastante debatido dentro dos colégios. Nesse ponto, os docentes dialogam sobre a mudança na figura do educador. Ou seja, o professor já não é uma figura centralizadora que detém o saber. Pelo contrário, ele atua como uma ponte que faz com que o estudante alcance o saber por si mesmo.
Por isso, a afetividade tem papel de destaque na educação das crianças. Para que o aprendizado seja integral, é preciso gerar uma relação de confiança. Piaget, um dos maiores pensadores sobre a educação, afirma que o desenvolvimento social também atua nas áreas cognitiva e afetiva, não sendo campos separados.
Então, criando um ambiente amigável no qual a criança sinta que está segura, há uma absorção muito maior do conteúdo. Para isso, é importante definir a sala de aula como um local onde há regras a serem seguidas, mas também carinho e interação entre todos.
Isso é confirmado por Vygotsky, grande estudioso da aprendizagem, afirmando que a interação social é imprescindível para que ocorra a aprendizagem. Assim, ao inserir a criança em um local onde ela se identifique com o professor e com os colegas, é mais fácil haver uma aprendizagem completa.
A importância da afetividade na educação infantil
Em um cenário de afetividade, é mais fácil haver desenvolvimento pleno. Dessa forma, é fundamental estimular os relacionamentos sociais dentro da sala de aula.
Além de ver o professor como um guia, a criança também deve vê-lo como uma pessoa de confiança. Para entender melhor, confira quatro motivos para priorizar a afetividade na educação infantil:
1. Favorece a relação socioafetiva
Em uma sala de aula onde haja integração, segurança e afeto, é natural que surjam laços sociais, ajudando também na adaptação escolar. Além disso, as relações formadas tendem a ser duradouras e funcionar como uma base sólida para o aprendizado.
Ao contar com a afetividade no ensino, a criança sente que pode expressar suas ideias, sem temer julgamentos. Assim, as dúvidas não serão escondidas por vergonha, mas relatadas ao docente.
2. Ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança
Como foi explicado por Jean Piaget, a afetividade funciona como combustível dos diferentes tipos de aprendizagem. Isso ocorre porque o conhecimento é construído com o passar do tempo e com a ajuda do meio social.
Logo, a afetividade contribui para o entendimento mais amplo das matérias em aula. Assim, ao ver no professor uma figura afetiva, a criança consegue estar mais aberta para o aprendizado. Com isso, seu desenvolvimento cognitivo é muito mais eficaz.
3. Colabora para o desenvolvimento escolar
A afetividade é notada pelos interesses do estudante e por sua motivação. Quando há apreço maior por um conteúdo, ele naturalmente é destaque nessa área. Logo, haverá mais energia para estudar o conteúdo.
Porém, mesmo que não haja uma identificação com a matéria, isso pode ser suprido pela relação com o professor. Um docente que trabalha a afetividade na educação infantil consegue conquistar a atenção da criança devido à relação afetuosa desenvolvida entre eles.
4. Ultrapassa o filtro afetivo
O filtro afetivo é uma barreira que impede que o estudante absorva um novo conhecimento, o que pode ocorrer por insegurança ou por desinteresse. Porém, em sala de aula em que há afetividade, a criança tem um ambiente propício para ultrapassar os bloqueios de aprendizado.
Outro ponto é que, ao acrescentar a afetividade ao ensino infantil, além do conteúdo programático o estudante também aprende sobre relações afetivas. Isso faz com que a criança acesse seus próprios sentimentos com mais clareza.
As formas para estimular a afetividade na educação infantil
Ao entender a importância da afetividade na educação infantil, o próximo passo é colocar esse conhecimento em prática. Por isso, um educador que trabalha de forma afetiva apresenta as características a seguir.
Trata a criança com calma e mansidão
O estudante pode ter receio de parecer menos inteligente que seus colegas. Por isso, quando uma dificuldade de aprendizado surge em aula, o professor afetuoso responde de forma calma e mansa.
Logo, ele não julga a criança nem faz com que ela se sinta diminuída. Pelo contrário, sua explicação demonstra paciência. Isso faz com que o estudante tenha mais ânimo em continuar aprendendo e relatando suas dificuldades.
Permite o fazer
O professor que aplica a afetividade na educação infantil estimula que seu aluno faça as atividades por si mesmo. Ou seja, ele permite o espaço para que a criança erre, tente e recomece, porque sabe que é com autonomia que o aprendizado acontece.
O erro não é visto como uma situação a ser evitada, mas como uma etapa fundamental para o desenvolvimento. Assim, o docente apenas interfere após deixar que a criança tente de todas as formas. Com isso, ele incentiva que o estudante lide com sentimentos como frustração e impaciência durante o processo.
Exercita o lúdico
O lúdico é parte essencial do desenvolvimento cognitivo infantil. É por meio de histórias, brincadeiras, produções manuais e imaginação que a criança percebe e assimila o mundo ao seu redor.
Com isso, a ludicidade deve ser aplicada no processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, sempre traduzindo conteúdos mais densos de forma agradável, acessando seu interesse. Então, um assunto, ainda que complexo, pode ser compreendido com mais facilidade com a ajuda dos elementos lúdicos.
A afetividade na educação infantil é importante para o desenvolvimento completo da criança. Assim, com um ambiente em que haja diálogo e respeito, será mais fácil aprender o conteúdo escolar e ir além. O estudante que convive com a afetividade crescerá como um cidadão consciente e que sabe administrar suas emoções.
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