Saiba como identificar a dificuldade de aprendizagem em seu filho

A dificuldade de aprendizagem é mais comum que muitas pessoas imaginam. Embora aconteça com graus bem distintos, essa realidade não está distante das nossas escolas e, por consequência, dos nossos filhos.

Ainda assim, nem sempre é fácil perceber os sinais que indicam as dificuldades. Foi pensando nisso que criamos este conteúdo com os principais indícios e ainda como ajudar seu filho a superar esse problema.

Para entender mais sobre o tema, leia este post até o final. Vamos juntos nessa?

O que caracteriza a dificuldade de aprendizagem?

Como o próprio nome indica, estamos falando da dificuldade que determinado aluno pode ter para acompanhar os conhecimentos compartilhados em sala de aula. Isso envolve muito cuidado, pois nem sempre os alunos seguem os mesmos modelos ou se enquadram nos mesmos métodos.

É isso mesmo: existem mecanismos diferentes de aprendizagem, mas quando o aluno começa a ficar atrasado quando comparado ao restante da sala, então é bom tomar cuidado.

Quais são as principais causas?

As causas podem ser bem diversas, mas elencamos algumas delas abaixo para você.

Dificuldades emocionais

Como você já deve ter percebido, as dificuldades emocionais podem abalar o rendimento dos filhos. Esse impacto é muito comum, principalmente se considerarmos que eles estão em um período de formação intensa (principalmente durante a infância).

Portanto, caso vivenciem perdas na família, mudança de cidade, doenças ou outras coisas desse tipo, é bem provável que isso interfira na dificuldade de aprendizagem.

Doenças e/ou disfunções específicas

Existem algumas doenças e/ou disfunções que podem interferir diretamente na performance do colégio. O déficit de atenção, por exemplo, é uma doença crônica que pode trazer consigo dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade.

Esse é só um exemplo, mas outras doenças/disfunções também favorecem esse comportamento, como dislexia, dificuldade em concentração e outros detalhes.

Ambiente escolar/familiar

Crianças com dificuldade de adequação metodológica ou outras situações no ambiente escolar (como o bullying) também podem ter dificuldade.

Somado a isso é bom lembrar que o contexto familiar também influencia muito, então a rotina dentro de casa e o excesso de atividades extracurriculares podem atrapalhar, pois o aluno pode ficar estressado e sobrecarregado com muitas atribuições. 

Para fechar, é importante lembrar também que o histórico familiar pode influenciar, assim como nascimento com baixo peso, prematuridade, uso de drogas na gestação e outras questões desse tipo.

Como diagnosticar este problema? 

Identificar essa situação nem sempre é fácil, mas o melhor caminho envolve um acompanhamento próximo da rotina do seu filho e proximidade com o colégio. Esses dois pontos em conjunto podem revelar dificuldades como leitura lenta, escrita anormal ou outros comportamentos que merecem atenção.

Além disso, é bom analisar quais são as causas mais comuns para a dificuldade de aprendizagem. Esteja atento e perceba qualquer comportamento cognitivo diferente.

O acompanhamento em conjunto com outros profissionais também pode auxiliar muito, pois nem sempre é fácil garantir um diagnóstico certeiro. A ajuda de um time especializado ajuda a entender as questões clínicas e pedagógicas  o que faz toda diferença!

Como ajudar seu filho a superar essa situação?

Caso o diagnóstico seja confirmado, o mais recomendado envolve encaminhar seu filho para um acompanhamento profissional. Nesse caso, as áreas de neurologia, psicopedagogia e psicologia trabalham juntas para controlar os efeitos.

O psicopedagogo costuma ter um papel ainda mais importante, pois é o responsável pela aprendizagem humana e suas desabilidades.

Somado a isso, os pais devem estar presentes na rotina do seu filho e demonstre todo seu apoio e suporte. Acredite: esse ponto pode parecer bobagem, mas faz toda diferença. Eles ficam mais confiantes e determinados em contornar a situação.

Depois de entender um pouco melhor como descobrir se seu filho tem dificuldade de aprendizagem, analise cada um dos pontos que compartilhamos aqui e tome as medidas recomendadas. Você vai perceber como um acompanhamento próximo faz toda diferença! 

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para acompanhar diversos outros materiais que temos produzido. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *