Bertioga, no litoral Paulista, foi o destino dos estudantes do Ensino Fundamental II. Neste estudo do meio, eles aprenderam sobre espécies de plantas nativas da Mata Atlântica, visitaram o mangue, e o Forte de São João Bertioga.
O projeto teve como objetivo levar o grupo a conhecer um ecossistema importante, bem como observar os fatores que comprometem seu equilíbrio, como o desmatamento, a poluição, a caça/pesca predatória e a ocupação humana que, por sua localização de fácil acesso, tornam essa área alvo de ações que a colocam em risco.
Durante a passagem pelo mangue os adolescentes puderam pegar caranguejos e aprender sobre a importância ecológica deste animal.
Os estudantes visitaram ainda, o Forte São João, construído em 1532 por Martim Afonso de Souza. Seu primeiro nome era Forte São Thiago e foi construído em paliçada de madeira. Sofreu um ataque indígena e voltou a ser erguido em alvenaria, em 1547. A mudança do nome ocorreu em 1765, em homenagem ao santo. O lugar é considerado um patrimônio histórico de Bertioga.
Na visita ao Forte, os alunos conheceram o museu e tiveram uma aula especial com o monitor do local, aprendendo sobre os objetos históricos.