Durante a semana, as crianças da educação Infantil estavam ansiosas com uma visita muito importante. Do amigo Urso.
Era o aprendizado de uma nova vogal, de forma lúdica, para estimular de maneira prazerosa e natural a linguagem verbal.
Quando foi a última vez que você recebeu uma mensagem e ficou ansioso por receber uma visita?
Para as crianças, a felicidade em receber o amigo tem significado e é atrelado ao processo de aprendizagem.
Alguns dias antes, durante as aulas, a professora Priscila Kellner, da turma do G5, recebia um telefonema ou um bilhete do amigo Urso e compartilhava com os alunos todas as mensagens.
Bem vindo meu amigo Urso
E chegou o grande dia…
“Quando entramos na sala, lá estava nosso amigo urso. As crianças falaram com ele, e, a partir disso, o conteúdo foi trabalhado”, conta a professora.
A atividade foi iniciada com a identificação da primeira letra da palavra urso.
Uma vez identificada, é feita a assimilação do grafema (que é o traçado do caractere ou símbolo gráfico) e associado ao fonema (unidade sonora ou atividade oral do som do caractere), já explorando as pistas táteis e auditivas.
Explorada essa possibilidade de compreensão, os alunos reproduzem a letra U no caderno. Com o auxílio do aplicativo tecnológico Play Kids as crianças desenharam um urso, seguindo o passo a passo de cada traço do personagem.
Na prática, a aprendizagem costuma ser feita de outra maneira (fora da pandemia), porque é proporcionado ao estudante segurar a pelúcia ou trazer um de casa.
Por conta dos protocolos do Covid, o urso precisou ficar exposto no alto. O que não afeta o processo de ensino aprendizagem, porque proporciona a professora explorar outras práticas para o significado do aprendizado.
A educadora Priscila explica para nós:
Com jogos, brincadeiras e práticas envolvendo a coordenação motora ou com a utilização de aplicativos, a criança é encorajada a assimilar de maneira natural e prazerosa a linguagem verbal existente no ambiente”.
Com carinho, acolhimento e criatividade, é possível um ensino-aprendizagem que favoreça a interação e a autoconfiança de cada criança.
A E I O U
Dentre as atividades realizadas nesse processo de aprendizagem, cada criança recebeu um jogo das vogais ou jogo das boquinhas. São palitinhos com a foto do estudante e uma letra vogal com a expressão facial efetuada para pronunciar cada som vocálico.
Com esse jogo o aluno pode brincar e experimentar espontaneamente a linguagem verbal – que estará desenvolvendo de forma natural a aprendizagem.
No Certus, o brincar é premissa básica para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. Acreditamos que através das brincadeiras a criança vivencia experiências que proporcionam o desenvolvimento integral de suas habilidades”,
Comenta Nilma Anita, coordenadora da Educação Infantil.
E conclui…
É uma forma de traduzir para a criança que ela já sabe ler e escrever”, pontua Nilma.
Aprender e brincar são coisas sérias. Fazem parte da vida cotidiana e real da criança. Por isso, são prioridades na Educação Infantil do Certus na rotina da escola ou nas aulas remotas.
Essa publicação foi escrita em parceria com o depoimento da professora Priscila Kellner – pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia, cursando pós em Neurociência da Educação e da Coordenadora da Educação Infantil Nilma Anita.
Saiba mais sobre a Educação Infantil – Aprender Brincando