Texto de Claudia Barral abre a temporada de apresentações do Tecer.
Certus serve de palco para a primeira encenação do grupo de Teatro dos alunos do fundamental da tarde, conduzidos pelo professor Gustavo Viana.
Com uma trama passada na região ribeira, a narrativa foca no universo romântico e fantasioso do sertão e conta a história de Tereza, a mais jovem de três irmãs que parte em busca de farinha no dia em que prepara o almoço para o noivo. No entanto, algo inesperado faz com que ela transforme a vida da família em uma constante espera.
Venha conhecer o Certus!
O momento foi de muita emoção e grandes recordações.
Gustavo Viana – diretor e professor da turma formou-se em 2011 e, também ex-integrante do Tecer. Ele voltou ao espaço em que já encenou como ator para a estreia de seus alunos com um texto da literatura de cordel – modalidade de poesia com linguajar regionalizado e informal, e que valoriza a cultura popular brasileira.
O elenco foi formado por alunos do 9º ano tarde: Clara Linhares de Azevedo, Giovanna de Lima Beiro Teles, Juliana Dahouk Pereira, Thamara Castro Dias e Rafael Mesaque. “Apresentar essa peça me mostrou como é gostoso atuar, sentir o personagem e trazer admiração ao público”, comenta Giovanna de Lima Beiro. Clara linhares complementa: “Foi uma grande experiência o fato de trabalharmos em grupo com um professor divertido e comprometido e nos deixando a vontade para criar os nossos personagens sem deixar de nos ensinar a arte da interpretação”.
Pautei a construção do trabalho de um modo
que os alunos pudessem aprender com leveza,
diversão e prazer, mas sem esquecer do potencial criador,
da autonomia e da proatividade de cada um.Gustavo Viana – professor de Teatro
Gustavo graduou-se recentemente em artes cênicas pela Ufal (Universidade Federal de Alagoas e realizou um sonho de como professor encenar um espetáculo no colégio. “Em certos momentos gosto de me afastar do papel de diretor, para ser um conciliador de ideias. Gosto de observar quais soluções, quais propostas eles trazem, para que em discussão com o coletivo tentar lapidar. Se estamos realizando uma avaliação, gosto de provoca-los a pensar algo além do: bom, gosto, não gostei, ficou ruim”, explica o professor.
Cordel do amor sem fim foi escrito em 2003, sendo ganhador do Prêmio Funarte de dramaturgia, no ano seguinte na categoria adulto e com Indicação ao Prêmio de Melhor Texto no Festival Internacional de Angra dos Reis, de 2013. A peça inspirou o curta “Hotel Jasmim”, aclamado com o Prêmio Heleny Guariba de Dramaturgia Feminina, em 2013.
O Projeto TECER existe há mais de 20 anos e desde 2011 tem como proposta fundamentar um planejamento para o desenvolvimento do Teatro no Certus, alinhado a um trabalho pedagógico, com exercícios teatrais como ferramentas que contribuam no desenvolvimento do aluno. Assim, trabalhando a leitura e interpretação de texto, pretende-se ampliar a expressão das ideias, compreensão e respeito para as diferenças. Durante o processo, o aluno identifica as próprias deficiências e dificuldades, desenvolvendo um olhar mais abrangente do outro.
Em 2017 mais dois espetáculos serão encenados no colégio: O Pequeno Príncipe, nos dias 27, 28 e 29 de novembro no auditório Santos Dumont, em uma montagem intimista que valoriza a profundidade a obra do escritor, ilustrador e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943 nos Estados Unidos.
Em dezembro, nos dias 04, 05 e 06 é encenado Peter Pan, de James Matthew Barrie, texto originalmente apresentado como peça em 1904 e depois editado em livro durante 1911. Na montagem, o Tecer traz a proposta de espaço cênico o Teatro de corredor.
Marque na agenda e acompanhe os próximos eventos do Certus.
Veja o álbum de fotos
TAG: #Tecer #Teatro #Teatronocertus #extracurricular #cordeldoamorsemfim #claudiabarral #Fundamental #médio #EuVivoCertus #Grandesvoosnãoselimitam #Brincadeiramusical #aprenderaconviver #aprenderafazer #aprenderaconhecer #nóssomosunesco #Nóssomosasas #Euvivocertus #Nóssomosassim #ColégioemInterlagos #EscolaemInterlagos #EscolanaCidadeDutra #ColégionaCidadeDutra
Venha conhecer o Certus!