Para educar as crianças como cuidar do próprio dinheiro, as professoras propuseram uma atividade divertida e diferente. Montar uma loja com vários tipos de brinquedos que tinham em casa.
A turma ajudou a determinar o valor de cada item, assim puderam avaliar e entender o custo de cada produto.
Usaram dinheiro de papel para as compras. Após escolher o brinquedo desejado, era a hora de fazer as contas e ver se o dinheiro dava para pagar. A professora intermediava exercendo a função de caixa.
Brincando e comprando brinquedos as crianças aprendiam a calcular as operações básicas de adição e subtração e com isso como economizar para comprar um novo e como organizar o dinheiro para comprar um novo.
Em casa é possível realizar o mesmo exercício. Veja como:
- Combine com as crianças de separar roupas, objetos e brinquedos para a brincadeira. o legal é ter vários tipos e valores diferentes;
- Faça cédulas em papel de diferentes valores e/ou use dinheiro de verdade
- Se a família for pequena, convide amigos, vizinhos e parentes para um bazar caseiro e explique a intenção da brincadeira.
- Defina em conjunto o valor aos itens, colocando etiqueta com preço para melhor assimilação dos valores e facilitar o cálculo;
- Juntos façam a soma das vendas para ter noção do quanto foi angariado na venda;
Identifique algum objeto de desejo da criança e o valor dele. É a hora de ensinar sobre poupar. Mostre a quantia que ela tem e se falta ou dá. Aproveite para repassar o objetivo de aprender a cuidar do dinheiro.
Esperamos que essa ideia tenha ajudado.
O Banco do Brasil oferece um Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais.
Você pode fazer o download do material clicando aqui.
O site Meu bolso em dia oferece várias dicas de como organizar e separar itens para conseguir juntar um dinheiro que pode servir para uma viagem ou a compra de algo que se deseja muito. Leia aqui as dicas de A onda é desapegar.
Outra dica importante é reduzir os gastos no supermercado. Aqui 15 dicas práticas para reduzir os gastos no supermercado.