TRIDIMENSIONAL | UM LUGAR NO MUNDO

Turmas dos 2ºs anos desenvolvem noções de espaço com construção de maquetes de casa.

Cada criança representou a moradia de formas diferentes com paredes, cômodos e moveis usando a imaginação e muita criatividade.

O trabalho devia ter formas geométricas como quadrada, retangular ou em L, além de dividir em ambientes: assim, poderia entender e compreender a utilização de cada cômodo da casa. Um conhecimento do espaço vivido, percebido e concebido. “Fizemos a maquete como um trabalho de geografia porque estávamos aprendendo sobre plantas da casa”, comenta Maria Júlia, aluna do 2º B1.

 

O mais legal
foi fazer
com a família

Maria Júlia – aluna do 2º B1.

Segundos anos da Educação Fundamental do Certus fazem maquetes em casa com a família desenvolvendo noções de espaço do conteúdo de geografiaCOMPARTILHE:  
Reconhecer os diferentes tipos de construções e moradias foi o objetivo da atividade que contextualiza os conteúdos de geografia Onde você mora e Diferentes tipos de moradia do Brasil, do material UNOi. Para a criança é importante a compreensão do espaço físico em que está inserida para a formação da concepção de vida, porque é o local em que desenvolve suas rotinas. Seja na escola, onde passa uma boa parte do cotidiano ou no lar. O infante se percebe como individuo e cidadão que pode atuar no mundo.

COMPARTILHE:  

O material do UNOi visa apresentar aos alunos que antes das técnicas de construção trazidas pelos portugueses, os indígenas já construíam diversos tipos de moradias utilizando madeira e folhas de árvores e que ainda é comum em algumas comunidades em muitas regiões do Brasil construções feitas de taipa de pilão ou pau a pique.

A apresentação desenvolve
a oralidade da criança
e a construção da maquete
estimula a criatividade

Patrícia Osada – Professora

A professora Patrícia Osada destaca: “Os alunos se divertiram muito com a atividade. Mostraram como é sua casa e contaram como foi construir com a família a maquete. Quem pensou, executou, pintou e como conseguiu encaixar tudo”. Os trabalhos ficaram expostos na sala de aula.

COMPARTILHE:  

A exposição teve como diferencial a visita de outras turmas. “Em formato de círculo, cada turma convidada passou por todas as maquetes e cada criança tinha de apresentar e tirar dúvidas”, explica a professora Simone Rodrigues. Desta forma o visitante aprendia o que é uma planta baixa e percebia que na planta baixa os cômodos e objetos são vistos do alto.

Segundos anos da Educação Fundamental do Certus fazem maquetes em casa com a família desenvolvendo noções de espaço do conteúdo de geografia

COMPARTILHE:  

Foi um ganho no aprendizado do trabalho; como enfatiza Patricia: “A apresentação desenvolve a oralidade da criança e a construção da maquete estimula a criatividade”. O recurso didático traduz a leitura da paisagem de maneira pratica e divertida para a elaboração das noções de espaço de forma tridimensional.

Veja o álbum de fotos

Segundos anos da Educação Fundamental do Certus fazem maquetes em casa com a família desenvolvendo noções de espaço do conteúdo de geografiaTAGs: #Maquetes #Geografia #Fundamental #aprenderafazer #nóssomosunesco #Nóssomosasas #Euvivocertus #Nóssomosassim #ColégioInterlagos #EscolaInterlagos #EscolaCidadeDutra #ColégioCidadeDutra

VEJA TAMBÉM no Youtube

BALAIO DE LEITURA | PRÊMIO ESPANTAXIM – CATEGORIA MENSAGEM

Últimas

[recent_posts style=”default” category=”all” columns=”4″ posts_per_page=”4″]

Outros textos relacionados

Menu