Para muitos adultos aprender matemática foi algo muito complicado. E a maneira como foram apresentados à disciplina tem grande responsabilidade neste contexto. Entretanto, é possível aprender sem causar traumas e até brincando! No Certus as crianças vivenciam isto desde cedo.
Entre muitas atividades incríveis, os estudantes do 2º ano B1 tiveram uma aula de matemática bem animada. Os pequenos trouxeram garrafas pet de casa e com elas, confeccionaram um jogo de boliche interativo.
“Foi superdivertido. Para decorarem as garrafas e deixarem o jogo pronto, soltaram a imaginação e colocaram a criatividade em prática. Eles adoram atividades em que possam confeccionar ou transformar alguma coisa”, revela Sabrina Martinez, professora da turma.
Depois de todos os pinos prontos, foi hora de brincar e vivenciar, na prática, aquilo que já tinham visto na sala de aula.
Como o capítulo estudado na apostila do UNOi previa o estudo da adição, a atividade com o boliche foi toda canalizada para atingir este fim. “Foi muito divertido, estudamos e brincamos ao mesmo tempo”, lembra a estudante Isabela.
Veja o álbum de fotos
Durante a confecção dos pinos, cada garrafa foi identificada com um número, que valia pontos. Para a brincadeira, a turma foi dividida em dois grupos e as jogadas eram intercaladas.
“A cada partida os estudantes precisavam somar os pontos do grupo com os números conquistados nos arremessos”, explica a professora.
Sem perceberem as crianças fizeram a soma mentalmente, compararam a pontuação dos grupos e brincaram. Foi uma diversão só.
Além do benefício pedagógico da matemática, a atividade fortaleceu e integrou a turma. “Aprendi a fazer as continhas de cabeça. E a melhor parte é que não importa quem ganha ou quem perde. O bom mesmo é se divertir”, ensina Melissa de 7 anos.
Venha conhecer o Certus!