A crise hídrica que abateu o estado de São Paulo de 2014 a 2016 ainda é um trauma na vida do cidadão paulista que amargou dias de torneiras secas. Passados dois anos, o fantasma daquele período volta a rondar com a divulgação dos dados atuais do Sistema Cantareira e Guarapiranga. Os reservatórios estão operando em níveis abaixo dos registrados naquele período. E pior, os outros cinco reservatórios da Sabesp também estão em patamar abaixo do registrado naquele ano.
COMPARTILHE:
Pensado nisso, foi realizada com alunos dos 4ºB I e BII uma atividade sobre uso consciente da água.
COMPARTILHE:
A atividade consistia em fazer com que os estudantes refletissem sobre a atual crise hídrica e também buscassem soluções para conscientizar a comunidade escolar sobre o tema: Uso racional da água.
“Após assistirmos vídeos sobre o tema na aula e analisarmos dados e gráficos sobre a questão hídrica no mundo, foi feita uma roda de conversa onde discutimos sobre formas de evitar o desperdício, bem como, possíveis soluções para questões relacionadas a poluição dos rios e mananciais da nossa cidade”, descreve Luciano Marinho, professor.
Após a roda de conversa os estudantes foram conhecer o sistema de captação de águas pluviais (água da chuva) do colégio. O funcionário da manutenção Everton Américo explicou como funciona e falou um pouco sobre a economia de água que ele proporciona, não só para o colégio, mas também sobre a responsabilidade social e ambiental que esta medida representa.
Os alunos ficaram encantados com o que viram, e perceberam como ações simples são capazes de economizar um grande volume de água.
O passo seguinte foi multiplicar o que aprenderam e conscientizarem toda a comunidade escolar sobre a economia de água e atitudes que possam ajudar a evitar uma nova crise hídrica. Assim, os estudantes confeccionaram cartazes em formato de “gota d’água”. Este material foi colado em diversos pontos de saída de água do colégio: torneiras, banheiros, vasos sanitários, bebedouros, cozinhas…
Os cartazes trazem mensagens de conscientização sobre o uso da água.
Para finalizar a atividade os alunos fizeram uma atividade avaliativa sobre todo o conteúdo trabalhado.
* A água, substância essencial à vida, destaca-se como tema presente em muitos momentos do ensino fundamental e está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para educação básica no Brasil.
COMPARTILHE:
Últimas