A matemática, para muitos estudantes, é vista como um bicho de sete cabeças. Isso porque, muitas vezes, os métodos tradicionais de ensino não despertam o interesse necessário daqueles que têm dificuldades com a matéria.
Atualmente, existem diversas práticas pedagógicas que contam com o ensino da matemática de forma lúdica e divertida. A matéria pode ser ensinada de diversas formas: por meio de jogos de tabuleiro, culinária, pinturas, brincadeiras, gincanas, etc.
A pizza numérica é uma brincadeira que possibilita o ensino da matemática de uma forma diferente e divertida. Quer saber sobre o assunto? Continue com a gente! Vamos explicar para você tudo sobre a pizza numérica, além das vantagens de ensinar matemática infantil de forma lúdica e de outros métodos para garantir que o ensino da matemática seja fácil e divertido. Confira!
Uma brincadeira chamada pizza numérica
O jogo foi desenvolvido pelas professoras do Grupo 5 como um recurso para o desenvolvimento da contagem oral, memorização, imaginação, noção de espaço, a percepção e atenção.
De acordo com a professora do Certus colégio, Jaqueline Marinho, cada criança recebeu um prato com um número. Dessa forma, era preciso procurar, nas caixas de pizza, uma fatia que tivesse a mesma quantidade de calabresas. Então, os estudantes tiveram que relacionar a quantidade de rodelas dos pedaços com o número que estava no prato.
A professora Priscila Kellner conta que os estudantes fantasiaram uma grande pizzaria, como um ponto de encontro dos amigos. Alguns queriam fatias com muitas rodelas de calabresa, outros com menos. Imaginaram o cheiro e criaram um roteiro mental, desenvolvendo a atividade.
Dessa forma, além de associarem os números, o jogo permitiu que os alunos pudessem soltar a imaginação e falar sobre si e seus gostos pessoais. Mais que uma forma de ensinar matemática, foi um grande evento, que estimulou o espírito de equipe dos estudantes.
Os depoimentos dos alunos demonstram a grande satisfação com a brincadeira. O Bruno Ribeiro Soares, do Pré B1, conta que, para encontrar a pizza certa, os companheiros tiveram que contar uma a uma, porque as fatias estavam misturadas.
Já a Maria Luíza Leal dos Anjos, da mesma turma, sentiu dificuldade em encontrar o número 11, que estava em seu prato. Depois de contar muitas vezes, conseguiu encontrá-lo. Por fim, o Matheus Cavalieri, do Pré A1, disse que, para a brincadeira ser perfeita, só faltou a pizza ser de verdade.
As vantagens de ensinar matemática infantil de forma lúdica
Parece impossível, mas transformar a matemática-bicho-de-sete-cabeças em um desafio gostoso e divertido é uma questão de método a ser utilizado. Aprender a contar de um jeito diferente pode ser o grande diferencial para que o aprendizado da matemática seja significativo e ganhe contexto.
De acordo com a professora Ariane Rocha, envolver os alunos em atividades lúdicas faz com que sintam prazer em aprender, pois eles se identificam com as brincadeiras e os jogos. Assim, tudo faz sentido, e os pequenos absorvem os conteúdos com facilidade. A teoria sem a prática torna-se maçante e sem significado, podendo não ser assimilada. Por isso, ensinar matemática para os pequenos da educação infantil exige criatividade.
Logo, as vantagens de ensinar matemática de forma lúdica para crianças são:
- desenvolver o espírito de equipe e socialização;
- estimular a criatividade;
- promover a autonomia e independência;
- auxiliar no desenvolvimento cognitivo;
- fortalecer o pensamento lógico.
Outros métodos lúdicos de ensinar a matemática
Além da pizza numérica, existem outras formas incríveis de ensinar a matemática de forma lúdica e fácil. Veja só!
Com doces
Apesar de não ser muito saudável, não é novidade nenhuma que as crianças costumam ser apaixonadas por doces. Logo, essa é uma grande forma de atraí-las, não é mesmo? Desenhe cada número em uma folha de papel e contorne-os com doces, balas, biscoitos, etc. Outra dica está em montar grupos e, em casa círculo, colocar o número de doces correspondente ao número indicado. Contar será delicioso!
Com música
As músicas são um excelente método de ensino, até mesmo para adultos. Muitos memorizam conteúdos da faculdade ou para concursos por meio de músicas e paródias que fazem associações com as matérias. O mesmo pode ser feito com os pequenos. Invista na criatividade e componha!
Com relógios
Um método lúdico bastante tradicional é o de ensinar frações por meio do relógio. Pegue o relógio em círculo e divida de acordo com os números fracionários. Dessa forma, além de aprender a matemática, os pequenos também saberão como consultar o relógio analógico (o que tem sido uma dificuldade para as novas gerações, tão imersas no mundo digital).
Com maçãs
Esta é outra forma prática e divertida de ensinar as frações! Basta dividir a fruta de forma fracionada e explicar. De quebra, o estudante ainda se alimentará de forma saudável.
Com quebra-cabeças
Pode parecer pouca a relação entre os cálculos e a montagem de um quebra-cabeças. Porém, brinquedos de encaixe são ótimos para estimular o raciocínio lógico da criança, o que, por tabela, facilitará a aprendizagem dos cálculos matemáticos.
Com esportes
Esportes? Sim! Saiba que a contagem de tempo, pontos e posições em pódios faz muita diferença no desenvolvimento matemático da criança. Além do mais, ela também ficará interessada em se exercitar.
Com aplicativos
A tecnologia está aí para nos ajudar, não é mesmo? Existem, no mercado atualmente, diversos aplicativos que ensinam a matemática de forma fácil e prazerosa. Apresentamos alguns!
- Math is fun: direcionado para crianças pequenas, na primeira fase do ensino infantil, esse aplicativo tem como objetivo facilitar o reconhecimento dos números e ensinar a ordenação. Está disponível em iOs.
- Super-heróis da matemática: um aplicativo nacional, que ensina as 4 operações matemáticas por meio de super-heróis. Também disponível em iOS.
- Rei da matemática: um jogo de crescimento em que, conforme os objetivos vão sendo atingidos, se ganha estrelas e pontos. É ótimo, também, para estimular a competição. Disponível em iOs.
Portanto, ensinar a calcular por meio de brincadeiras pode ser o grande pulo do gato na educação infantil. Aproveite nossas dicas e caia dentro! Temos certeza que a turminha vai adorar.
Gostou de aprender mais sobre matemática infantil? Então, não deixe de ler, também, sobre como fazer os filhos participarem do orçamento familiar e aprender muito mais
Veja o álbum de fotos!
Veja também:
MATEMÁTICA | CONSTRUINDO UMA PONTE DE PALITOS
A atividade interdisciplinar, que envolveu o estudo de Artes e Matemática, foi idealizada para trabalhar o triângulo como forma rígida nas estruturas. Contemplando o conteúdo do material didático, com as quatro operações: escala, comprimento, planta e medidas. Dessa forma, os alunos foram desafiados a construírem uma ponte com palitos de sorvete de madeira. Saiba mais…