Pequenos Cientistas – Entendendo as Cores Primárias e Secundárias

Estudantes do Integral participam de uma atividade com experimentos científicos para entender a classificação das cores.

As cores são classificadas como primárias, secundárias e complementares: cores primárias são o vermelho, verde e o azul, que formam o sistema de cores RGB (red, green, blue). A partir da mistura entre elas é que chegamos as demais cores que conhecemos. Desta forma, as cores secundárias são obtidas através da combinação das cores primárias, em iguais proporções.

A teoria não é tão simples quanto parece e, entender como isso funciona na prática, pode ser um desafio para as crianças. Por este motivo, os educadores do Integral elaboraram uma atividade cheia de experimentos científicos onde foi possível visualizar como essa transformação acontece!

Teve muita diversão, descobrir novas cores foi muito legal e eu gostei muito da experiência com balas. Mas a melhor experiência de todas foi a das cores no potinho… porque tinham cores que eu não sabia que existiam. Eu quero um novo dia de cientistas para fazer novas experiências!

Pedro Cassiano, 3º ano

A atividade proporcionou a fixação e a aprendizagem das cores primárias. E, por meio dos experimentos os estudantes descobriram as cores secundárias de uma forma encantadora e lúdica.

Foi muito legal colocar a roupa de cientista. Parecia que eu estava fazendo ciência no laboratório de verdade. Eu nunca imaginei que era possível fazer tudo que fizemos!

Miguel Paulinho, 1º ano

Além de aprenderem sobre as cores, durante a atividade os estudantes puderam desenvolver também outras habilidades: a concentração, a criatividade, a cooperação, a coordenação motora e o raciocínio lógico são algumas delas.

Eu gostei de todas as experiências, porque todas foram muito legais. Eu quero que no próximo Pequenos Cientistas tenha mais brincadeiras com meus colegas. Gosto quando a gente faz as coisas em dupla!

Bernardo Senna – 1º ano

Veja o álbum de fotos

 

Outras pessoas também leram:

Menu