Tempo para o diálogo e a expressão dos sentimentos, tendo um espaço de fala e convivência é primordial para crianças e adolescentes, principalmente nesse período de isolamento social.
A quarentena imposta devido à pandemia do COVID forçou a limitação da liberdade de ir e vir, impactando na convivência das pessoas. Se para adultos a situação é complicada, imagine para os jovens alunos na fase infanto-juvenil.
Para as crianças, a vulnerabilidade psicológica é bem maior.
Na educação Integral, as rodas de conversas são momentos de diálogo que contribuem para o sentimento de pertencimento do estudante.
Segundo Lucas dos Reis, coordenador da equipe do Integral “O aluno se sente inclusivo por encontrar um lugar de fala. Tem liberdade para se expressar, dar opinião e ser ouvido”.
Efeitos da quarentena na saúde de crianças e adolescentes
Quando não tratados, distúrbios emocionais que surgem na infância e na adolescência podem representar graves prejuízos à idade adulta. Uma atenção e cuidado com a saúde mental desse grupo é essencial para amenizar os perigos à saúde mental, um dos efeitos da quarentena.
A necessidade de reduzir a disseminação da doença exige a manutenção do isolamento social – condição que gera ansiedade e instabilidade emocional.
Para as crianças e adolescentes, a necessidade de afastamento de parentes de grupo de risco e de amigos próximos impõe drásticas mudanças na rotina, o que pode gerar ansiedade, depressão, dentre outros efeitos psicológicos negativos.
Através da Roda de conversa são discutidos assuntos pertinentes à realidade do aluno.
“No integral tudo é muito dinâmico. Os estudantes ficam o dia todo no colégio e consequentemente, trazem diversas questões para a roda de conversa. É muito comum falarmos sobre sentimentos como felicidade, raiva e medo”, cita Lucas.
No coletivo ou em conversas individuais é possível conversar sobre temas que por vezes são novos. O diálogo viabiliza uma reflexão referente uma situação, sobre si e sobre o outro. “Essa oportunidade ajuda para o estudante ser mais crítico e sentir segurança de se colocar”, conclui o coordenador.
Confira os possíveis impactos do Coronavírus na educação.
A assembleia um tempo de ajustar as regras
Outro momento de conversa realizada com a turma da educação integral é a assembleia.
Antes de iniciar as atividades do dia ou quando os educadores e/ou estudantes querem discutir algum assunto que diz respeito a todas as turmas ocorre esse momento.
Muitas atribuições são definidas, como organização dos espaços, orientação referente aos protocolos, limpeza e projetos.
Como na roda de conversa, todos têm o momento de fala e de contribuição com as tomadas de decisões. Seja um estudante da educação infantil ou do sexto ano do fundamental.
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