Após aprenderem que a Terra é composta por continentes, oceanos, mares e rios… os estudante do 4º ano, do Ensino Fundamental I passaram a estudar sobre os paralelos e meridianos, que são as linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos do Planeta.
Para iniciar a abordagem do assunto, a professora Patricia Malakowski partiu dos dois paralelos e meridianos principais: a Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich.
Entretanto, aprender sobre este assunto, apenas na teoria, não facilita em nada o aprendizado e costuma deixar muitas dúvidas para os estudantes.
Desta forma, a educadora propôs uma atividade mão na massa. Onde os alunos construíssem seus próprios globos terrestres, a fim de compreenderem essas linhas e posteriormente entenderem sua importância para as coordenadas geográficas. Assim, colocando em prática o que aprenderam, os pequenos construíram seus Globos Terrestres.
Vivenciar atividades que não apenas ficam em registros no papel, mas terminam em práticas torna a aprendizagem bem mais significativa.
Além disso, oportunizar vivências, onde um conteúdo torne-se tangível desenvolve habilidades para que o estudante possa avançar em novos conhecimentos.
Sobre Paralelos e Meridianos
Você sabia que é a partir da divisão das linhas paralelas que se originam os estudos sobre as latitudes? Os meridianos por sua vez, dão origem as longitudes!
Essas duas linhas juntas formarão as coordenadas geográficas, utilizadas nas navegações e por viajantes. Com elas é possível localizar qualquer ponto na superfície terrestre.
Os Paralelos e Meridianos são chamados também de linhas imaginárias. Já que não existem fisicamente, apenas nos desenhos cartográficos.