Feira de Ciências – Despertando Curiosidades

Com o objetivo de incentivar os estudantes do 5º ano a compartilharem novas ideias e exercitarem as descobertas obtidas ao longo das aulas do livro 1 do Trajetoi, UNOi. Os professores Flávia Soares e Wagner Gonçalves organizaram uma Feira de Ciências onde os adolescentes apresentaram experimentos baseados na ilusão óptica, inteligência artificial e desenvolvimento tecnológico.
Foi curioso fazer a cor violeta ficar transparente e aprendi que o detergente pode provocar várias reações químicas.

Isabella, 5º ano B1

O objetivo da feira foi incentivá-los a compartilhar os aprendizados e as descobertas feitos ao longo dos encontros. Nas aulas do Trajetoi os alunos tiveram acesso a vídeos, pesquisas e atividades Maker, sobre o tema.

Tive medo de e estourar o balão com água, mas fiquei muito orgulhoso de ter dado certo.

Pedro Flores, 5º ano B1

Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as suas experiências para os colegas da outra turma e assim além da apresentação trabalhamos de forma interdisciplinar desenvolveram a relação social entre eles.

Flávia Soares, professora.

Cores primárias que se tornam secundárias, arco-iris com M&M, espelho infinito, bexiga que não estoura ao ser colocada no fogo, encher bexigas com bicarbonato, mudança de cor com água oxigenada, efeito 3D através da régua… São alguns exemplos de experimentos realizados pelos estudantes.
Aprendi sobre ilusão de óptica e fiquei surpresa com tantas coisas que deram certo. Eu gostei da bexiga na vela, pois ela não estourou.

Driely, 5º ano B1

Após a Feira de Ciências foi realizada uma roda de conversa que teve como objetivo incentivar os estudantes a realizarem sua própria autoavaliação. Pensando no que aprenderam, o que sentiram com as novas descobertas e ainda, uma reflexão sobre o que poderia ser melhorado.

Veja o álbum de fotos

Outras pessoas também leram:

Menu