Vinte e cinco anos de Evento Cultural não é qualquer colégio que comemora! E para brindar as bodas de prata, a abertura ficou por conta do Ensino Fundamental I, que apresentou uma linda canção ao som dos xilofones, uma apresentação em Libras e do Grupo de Poesia UniVerso que CoMove, que recitou um lindo trecho de um poema que trata de assuntos ligados as diferenças sociais de nosso país.
Quem passou pelo colégio, viu a exposição dos trabalhos realizados durante todo o ano com as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Com o tema “Agenda 2030 – 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”, o 25º Evento Cultural do Certus foi uma continuidade do que se viu em 2018 e abordou questões relacionadas ao meio ambiente, relacionamentos socioemocionais, feminicídio, pobreza extrema, fome, diversidade cultural, energia limpa, consumo, depressão e ansiedade, além de outros assuntos importantes e atuais no cenário nacional e internacional.
Assista ao clipe do evento
Formar cidadãos do mundo, conscientes de seus deveres, direitos e principalmente comprometidos com causas sociais e ambientais é a nossa missão.
Os pais, estudantes e comunidade, que estiveram presentes gostaram do que viram e puderam participar ativamente das exposições, que este ano estavam mais interativas mais do que nunca.
Confira um resumo das exposições e temas abordados no 25º Evento Cultural:
A linguagem da criança indígena
Esta exposição tratou da cultura das crianças indígenas por alguns prismas interessantes:
- modo de vida (nascimento até aos 8 anos)
- alimentação
- brincadeiras
- crenças
- histórias/responsabilidades nas tribos
- alimentação
Durante a construção do trabalho, os estudantes foram instruídos de que a educação, cultura e a arte para o desenvolvimento sustentável é uma dimensão particularmente importante da educação de qualidade. Ela fornece às pessoas de todos os níveis educacionais – especialmente aos jovens – as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para transmitir valores indispensáveis para o comportamento e para práticas que conduzem ao desenvolvimento sustentável. O que se aplica também, as sociedades multiculturais e multiétnicas que aspiram à cidadania democrática.
Atitudes que mudam o mundo
Durante o ano letivo, os estudantes que optaram participar deste tema, produziram uma lista de ações, posturas e atitudes que podem contribuir para vivermos em um mundo melhor. O objetivo era que entendessem que essa mudança pode começar em cada pessoa. Os alunos puderam observar que são nas pequenas atitudes que se reconhece a bondade, a gentileza, o amor e a busca por um mundo melhor.
Durante o evento as ações desenvolvidas foram apresentadas e o público foi incomodado pela frase: Já começamos nossas atitudes para mudar o mundo. E você, o que tem feito?
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Casa Certus – consumo sustentável
A partir deste projeto, os estudantes construíram uma casa de aproximadamente 4 metros quadrados. O trabalho possibilitou uma conscientização sobre o uso de recursos naturais e energéticos, infraestrutura sustentável e acesso a serviços de saneamento básico, além de incentivar um estilo de vida em harmonia com a natureza.
O valor dos materiais utilizados na construção, foi conseguido a partir da venda de doces no segundo semestre. Esta atitude promoveu entre outras coisas, ações de educação financeira e empreendedorismo.
ELAS
A violência, em todos os sentidos, contra as mulheres foi o tema principal deste projeto. Por meio de uma mostra sensorial, os estudantes reproduziram cenas de agressão e inferiorização da figura feminina. O objetivo foi dar voz e promover o diálogo, a compreensão, a tolerância e a cooperação para mulheres em relacionamentos abusivos.
Enquanto o público visitava e visualizava as imagens e histórias de mulheres em situação de violência, podia ouvir as vozes de crianças que diziam o quanto as mulheres são fortes, lindas e não merecem ser vítimas de tantos casos hediondos.
Diversas pessoas saíram emocionadas da mostra.
Em defesa da igualdade e da diversidade cultural
O objetivo deste projeto foi estabelecer uma reflexão sobre a livre convivência multicultural, em toda as formas que se estabelece em um Estado democrático, com respeito às diversidades e minorias menos favorecidas. Os estudantes foram convidados a refletirem também sobre os discursos de ódio que foram impulsionados com o advento das Redes Sociais.
As atividades reflexivas foram apresentadas de forma lúdica, através da intervenção teatral e exposições interativas. Por meio de recursos audiovisuais, fotos e dinâmicas, onde foram mostrados os perigos dos discursos de ódio que viralizam e como isso pode impactar negativamente a sociedade como um todo.
Alunos e púbico foram convidados a refletirem sobre como ações simples nas redes sociais, pautadas em respeito ao próximo, podem transformar a vida das pessoas e o mundo.
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Energia limpa, é possível
Baseado nos diversos desastres naturais que vêm ocorrendo, simplesmente pelo fato de que os seres humanos mais usam do que cultivam. A exposição criada por este grupo trouxe uma reflexão a cerca das ações negativas do homem e como podemos melhorar, por meio do uso de uma energia limpa e renovável .
A partir da construção de uma bicicleta , que ao pedalar era capaz de acender uma luz e efetuar recargas de celular, os estudantes puderam demostrar que é possível produzir uma energia limpa a baixo custo.
O próximo passo será conseguir um dínamo maior, que acoplado à bicicleta, será capaz de fazer funcionar uma máquina de pipocas.
Eu quero ou eu preciso?
Por meio desta exposição, proporcionou-se o entendimento dos alunos sobre os impactos das suas próprias ações no meio ambiente. Questões como : será que eu preciso disso? Comprar pra quê? Como consumir de forma mais saudável? Foram abordadas em todas as etapas do projeto e durante o evento.
Keep Calm Modere
Tomando como gancho o Ano Internacional da Moderação o objetivo foi proporcionar oportunidades em que as crianças colocassem em prática os valores, as atividades e as formas de conduta que inspiram uma cultura de Paz e eduquem as novas gerações para a moderação na resolução de todo e qualquer conflito.
As ações foram espalhadas em todos os departamentos do colégio no decorrer do segundo semestre e contagiaram a todos no dia do evento.
Meu corpo, Minha Identidade
Aprender sobre o corpo humano é uma etapa muito importante na vida de uma criança. É nesta fase que ela descobre mais sobre as funções motoras e de sentido. No desenvolvimento deste tema, as crianças foram ensinadas sobre o corpo humano, além de aprenderem sobre a importância da higiene pessoal e cuidados para o bem-estar.
Entre inúmeras habilidades que foram desenvolvidas na construção deste trabalho, está o desenvolvimento da coordenação motora ampla nas atividades, que promove atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
O tempo da serenidade – trabalhando as emoções
O desenvolvimento de habilidades socioemocionais foi o fio condutor deste projeto. O reconhecimento das emoções que ajuda a compreendê-las, lidar melhor com as situações e com aquilo que sentimos. A partir de diversas ações trabalhadas durante o ano, os estudantes foram provocados a solucionar conflitos de forma amigável e democrática.
Durante o Evento Cultural todos estes aprendizados foram passados para o público, que foi convidado a interagir por meio das oficinas.
Oficina de ideias- 25 anos de Castelo Ratimbum
Assim como o Evento Cultural, em 2019 a série Castelo Ratimbum também celebra suas bodas de prata. A série da TV Cultura foi usada como enredo para tratar dos ODS´s 4 e 12 da Agenda 2030 da ONU – Educação de Qualidade e Consumo e Produção Sustentáveis, respectivamente.
Por meio do Castelo foi possível discutir o Consumo e Produção Sustentáveis não apenas do ponto de vista dos recursos físicos do meio ambiente, mas também abordar tal ecologia nas relações sociais e nas comunicação midiática.
A exposição abordou, entre outras coisas, a necessidade urgente de trazer consciência crítica e midiática por parte das crianças e adolescentes. Para este fim, diversos jogos foram criados pelos estudantes, o objetivo foi entreter os visitantes e ensinar sobre a importância da comunicação, dos conteúdos audiovisuais e dos riscos trazidos com a publicidade infantil.
Veja o álbum de fotos do evento
Recursos alternativos para melhorar a saúde e o bem-estar
O projeto enquadrou questões emocionais atuais graves que estão presentes no âmbito escolar e influenciam diretamente no processo de aprendizagem dos alunos. Pautados em pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), os estudantes apresentaram dados que colocam a depressão e a ansiedade cada vez mais próxima das escolas. O constante aumento no número jovens que já tentaram suicídio em consequência de depressão revela esta realidade.
O trabalho desenvolvido no segundo semestre buscou compreender este quadro e contribuir com maneiras efetivas para evitar e/ou tratar os conflitos internos.
Por meio de intervenções artísticas e apresentações de dança, os visitantes foram convidados a compartilhar suas impressões em uma sala de diálogo.
Revitalizar para reciclar – um ambiente mais humano e sustentável
Os estudantes do 7º ano e 3ª série do Ensino Médio continuaram o projeto iniciado ano de 2018 pelos alunos do 5º e 6º ano na COOPERPAC, uma cooperativa de materiais recicláveis localizada no Jardim Lucélia.
Com mais de 10 cooperativados, a cooperativa trabalha com a separação e venda de materiais recicláveis, tais como: metal, plástico e papel.
Durante as ações do 25º Evento Cultural, foi dada continuidade ao projeto de revitalização do local, com medidas de melhoria na horta e na operacionalização do processo de separação do material reciclado.
Uma viagem pelo mundo da música
Valorizar às diferentes características da música brasileira, foi o objetivo deste projeto. MPB, sertanejo, dance, jazz, rock, funk, samba, pagode, axé e frevo foram destacados nas oficinas interativas com o público visitante.
O intuito principal foi ampliar a percepção auditiva por meio dos sons distintos e explorar àqueles produzidos pelo corpo humano, como assobiar, bater palmas, bater os pés, fazer barulhos com a boca e etc. A ideia principal foi estimular a interação social e o desenvolvimento da expressão corporal por meio da dança.
Vida na Terra
Ao longo deste projeto os estudantes discutiram, conheceram e ampliaram seus conhecimentos no que se refere a vida na Terra, em sua totalidade: água, ar, florestas e todos os espaços no planeta que permitem que a vida seja vivida e contemplada.
A partir desta proposta, os educadores atuaram no desenvolvimento do olhar crítico do aluno sobre a realidade que o cerca, discutindo sobre a diversidade de espécies e o risco de extinção de muitas delas.
A exposição convocou estudantes e visitantes a serem agentes ativos no contexto atual, agindo como transformadores em sua comunidade.
Quem esteve presente também teve a oportunidade de presenciar a entrega dos lacres da Campanha Lacres do Bem, que este ano conquistou mais uma cadeira de rodas. Além de ajudar o Lar de Idosos Recanto São Francisco ao doar 1Kg de arroz ou feijão, na entrada do evento. Este ingresso solidário rendeu 160 quilos, os alimentos foram entregues à instituição por meio de uma ação da Rede Colaborativa Certus.