As turmas do 1º ano, do Ensino Fundamental I tiveram momentos de muita troca e aprendizado na Sala Maker. Os estudantes construíram uma caixa 3D, com direito a iluminação e tudo! Veja como foi esta experiência.
A atividade teve início em sala de aula quando as professoras Maria Amorim, Patrícia Malakowski e Tatiane Evangelista trabalhavam com as crianças a importância da luz para os seres vivos.
A partir da explicação das educadoras e das pesquisas realizadas em casa, com o apoio da família, os estudantes compreenderam como esse elemento é essencial para a vida. Entretanto para tornar este conteúdo ainda mais interessante e acrescentar o desenvolvimento de outras habilidades, as professoras propuseram a construção de um cenário ilustrativo.
O projeto foi desenvolvido em conjunto com o professor Gil, que dá aulas de física e é responsável pela Sala Maker.
“Para a criação do cenário, foi desenvolvida uma caixa. Os alunos pintaram os animais e a placa que formaria as paredes do recipiente. Para ilustrar a luz, foi utilizado um circuito com uma pequena lâmpada, pilhas e alguns fios. A ideia era que os estudantes acendessem a lâmpada utilizando corretamente o circuito elétrico. Lingando positivo com positivo e negativo com negativo”, explica a professora Tatiane Evangelista.
Durante todo o processo os alunos colocaram literalmente a mão na massa!
Recortaram, colaram, trocaram ideias, trabalharam em equipe, ouviram novos termos, – que antes eram direcionados apenas aos estudantes maiores – se frustraram quando a lâmpada não acendia e vibravam quando o resultado era alcançado. Foram vários encontros até o produto final e tudo isso dentro do conteúdo proposto.
Muito mais que aprender sobre a importância da luz para os seres vivos, os estudantes foram convocados a ampliarem seus conhecimentos de uma forma divertida, criando e desenvolvendo um projeto a partir da resolução de um problema.
A Cultura Maker sempre esteve presente nos trabalhos desenvolvidos no Certus, mas hoje o colégio conta com novos recursos que facilitam a aplicação desta metodologia, em todos os ciclos de ensino. Uma sala segura, equipada com ferramentas e máquinas diversas, estimula a autonomia, a criatividade e o trabalho colaborativo viabilizando um aprender fazendo cheio de experiências.
Por meio da Cultura Maker valoriza-se o processo e não somente os resultados, isso torna a aprendizagem de fato significativa, e direciona os educadores sobre o ritmo de cada estudante. Evidenciando como cada aluno aprende, garantido assim que todos estejam inseridos na construção.