Cultivando o aluno escritor com a produção textual

A produção de texto é uma das habilidades na disciplina de Português a ser desenvolvida no Ensino Fundamental 1

 

Era uma vez…

Eu vou te contar uma história, agora, atenção!
Que começa aqui no meio da palma da tua mão
Bem no meio tem uma linha ligada ao coração
Quem sabia dessa história antes mesmo da canção?
Dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão…
Uma história – Palavra Cantada

Dê-me tua mão, segure o lápis e conte a sua história… A história do seu coração.

Certo dia… Lhe é solicitado que conte a própria história. Aí podem surgir dificuldades para iniciar o texto. O que poderia ser simples acaba por se tornar um desafio. Se para adultos esse sentimento pode ser comum, imagine para as crianças que estão nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

É importante para a criança o entendimento da escrita como ferramenta que a ajude a se comunicar com outras pessoas. De maneira simples e descomplicada.

O objetivo geral deve contemplar além da habilidade escrita, desenvolver práticas de compreensão, leitura, produção e interpretação textual, realizando a comunicação escrita e oral.

“Para aproximar a produção da escrita das necessidades enfrentadas no dia a dia, um caminho é enfocar no desenvolvimento do estudante o comportamento leitor e escritor. Isso significa levar a criança a participar de forma eficiente de atividades da vida social que envolva ler e escrever”, sinaliza o portal Nova escola.

Como trabalhar a produção de texto em sala de aula

Em sala, a produção de texto é um momento importante para desenvolver várias habilidades do aluno. Como o ato de expor em palavras pensamentos, ou ainda, que expresse e dê voz àquilo que se passa em sua cabeça.

Com essa intenção, a professora Fabiana Willwohl, do 3º ano do Fundamental I iniciou um bate-papo com a turma:

Conversamos sobre os parques. O tema “Brincadeira” surgiu através da roda de conversa, em que os estudantes trouxeram as brincadeiras realizadas durante a quarentena. Assim, pude trabalhar o tema na produção textual”.

Para que não haja interpretação errada daquilo que o aluno queira expor, existe uma série de estratégias que ele pode utilizar para tornar os pensamentos mais claros e organizados. Dicas como estruturar o texto com início, meio e fim vêm para facilitar no processo.

Nesse momento… também vale usar alguns recursos linguísticos que auxiliam para dividir as ideias apresentadas na produção. Iniciar o texto com Era uma vez, Um dia, Numa manhã, sinaliza a intenção. No meio, o uso de Então, Em seguida, De repente, ou Nesse momento.
Por fim, para concluir o raciocínio, use: Portanto, Nesse caso ou Finalmente, dentre outros.

Com essas dicas, o aluno só precisa soltar a imaginação para escrever…

Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia.
Era uma vez – Sandy & Junior e Toquinho

 

E no ensino híbrido, como funciona a aprendizagem da produção textual?

A aula ocorre de duas formas, tendo o auxílio da tecnologia para integrar os alunos da turma presencial e remoto no mesmo instante de aprendizagem. A todo o momento o estudante é assessorado para ter a oportunidade de socialização, aprendizado e de acolhimento. Tudo organizado em um cronograma estabelecido pela equipe pedagógica.

A vivência com a professora é garantida para cada aluno.

Na prática, a atividade se estabelece em diferentes maneiras. No caso da produção textual, em um momento, com a turma não presencial, a professora inicia o bate-papo usando o Google Meet através do Google Sala de aula para que possam compartilhar as experiências e as várias brincadeiras vividas na quarentena ou em outro dia.

Uma conversa animada se estabelece. Quem não gosta de contar sobre as divertidas brincadeiras de infância?

Usamos as vivências dos estudantes em seu dia a dia para essa abordagem, tornando a aprendizagem mais significativa”,

Contextualiza Fabiana. Uma ocasião também para direcionar e orientar a turma.

Enquanto isso, na sala de aula, a auxiliar de classe retoma o conteúdo explicado pela professora para a atividade prática. Na lousa digital, aprofunda-se nas dicas para estruturar o texto e ouve algumas histórias contadas pelos alunos, que também podem esclarecer dúvidas durante a produção.

Na equipe de auxiliares de classe há profissionais de diferentes especialidades como: Artes, História, Educação Física, Letras, Psicologia, além de pedagogos, que são formados ou estagiários em curso. O que proporciona uma experiência de diversidade de áreas interdisciplinares ao estudante.

Repensando e enfatizando o valor da prática

Através da correção das produções textuais, a professora consegue analisar a dificuldade do aluno em produzir um texto com raciocínio lógico, podendo fazer as intervenções necessárias.

Como explica a professora: “Nesta primeira semana de aula, costumamos fazer uma retomada com os estudantes, a fim de saber como cada um está facilitando o nosso trabalho no sentido de identificar os conteúdos que devemos revisar e quais podemos dar continuidade”.

Nesse caso… O Google sala de aula auxilia no acompanhamento, junto às outras ferramentas que fazem parte da rotina das crianças como Padlad, Jamboard e o Google Keep, e apoio do processo de ensino aprendizagem. Um ambiente interativo que integra o estudante remoto e presencial com o professor.

Essa publicação foi escrita em parceria com o depoimento da professora Fabiana Willwohl – pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia.

Saiba mais sobre a importância da produção de texto no Ensino Fundamental:

Portal Nova Escola: A produção de textoPara Escrever Uma Crônica – Gêneros TextuaisVídeo Poema – Expressão e sentimentos sobre a quarentena

Veja como a Palavra Cantada pode encantar alunos no aprendizado da língua:

Outras pessoas também leram:

Menu