As turmas do 1º ano, do Ensino Fundamental I realizaram uma atividade lúdica e com muito significado, aprendizado, trocas e construção: a salada das sílabas!
A proposta das professoras Maria Amorim, Patricia Malakowski e Tatiane Evangelista era que cada estudante trouxesse uma fruta, antecipadamente selecionada pelas educadoras.
No primeiro momento as frutas ficaram expostas em uma única mesa, e em grupos os alunos teriam que distribuí-las em outros espaços, conforme a classificação silábica das palavras, por exemplo: morango = trissílaba. A partir daí, individualmente, os pequenos listaram as frutas de cada mesa e, para finalizar se deliciaram com uma deliciosa salada de frutas. Assista ao vídeo e entenda:
Alfabetização – Salada das Sílabas
A alfabetização e o letramento andam lado a lado, não se pode apresentar um sistema de escrita sem que o estudante saiba empregá-lo na sua vida. No mesmo modo, não se pode alfabetizar de maneira mecânica, sem sentido, é preciso criar vínculos com a escrita, gosto pela leitura e principalmente fazer com que o estudante se aproprie do sistema e leve para a vida.Esta atividade com frutas, proposta pelas professoras Maria Amorim, Patricia Malakowski e Tatiane Evangelista é simples, mas de grande eficácia. As crianças exercitaram a escrita, fizeram classificação de sílabas, conheceram novas nomenclaturas e tudo isso em um ambiente lúdico e encantador. Veja mais em nosso site:https://certus.com.br/blog/blog-acontece/alfabetizacao-salada-das-silabas/#euvivocertus #nossomosasas #alfabetização
Posted by Certus Colégio on Wednesday, October 23, 2019
A alfabetização e o letramento andam lado a lado, não se pode apresentar um sistema de escrita sem que o estudante saiba empregá-lo em seu cotidiano. Do mesmo modo, não se pode alfabetizar de maneira mecânica, sem sentido. É preciso criar vínculos com a escrita, gosto pela leitura e principalmente fazer com que o estudante se aproprie da experiência e a leve para a vida.
A atividade com frutas é simples e com grande eficácia, é algo que faz parte da realidade das crianças. Exercitamos a escrita, fizemos classificação de sílabas, conhecemos novas nomenclaturas e tudo isso fora do ambiente tenso. Professor alfabetizador precisa ter em mente que cada momento é momento de aprender e aprender é uma delícia… assim como uma salada na frutas em uma tarde de primavera”.
Tatiane Evangelista, professora.