Se você estiver sentado em roda ou em fila e alguém te fizer as seguintes perguntas: Quem está a sua direita? Quem está a sua esquerda? Quem está a sua frente?
E se você virar de costas… a sua esquerda vira direita e a direita vira esquerda?
Parece até pegadinha de 1º de abril de tão simples, não é mesmo?
Mas esta é uma habilidade que aprendemos enquanto crianças e pode faz toda a diferença para o aprendizado de geografia, por exemplo. Nosso corpo pode funcionar como uma bússola e para que uma criança se oriente no espaço, é necessário que se oriente primeiro no seu próprio corpo.
Nesta atividade desenvolvida com as turmas do 2º ano, as professoras Ariane Rocha e Patrícia Osada trabalharam conceitos básicos para a iniciação da Alfabetização Cartográfica (que é o estudo dos mapas) e a Construção da Lateralidade (que é a noção de direita, esquerda, frente e atrás).
As educadoras promoveram ainda, um link entre os conteúdos que estavam sendo trabalhados em Ciências e Educação Física, falando sobre a importância dos cuidados com o corpo, por meio de atividades físicas e da alimentação saudável.
Ao se desenharem no chão e nas folhas de papel pardo os pequenos tomam consciência do próprio corpo e vão absorvendo o conteúdo quase de forma natural.
Por meio da brincadeira induzida e das atividades, que foram propostas de forma prazerosa e divertida, as educadoras promoveram, inconscientemente, na turma a alegria em aprender e fixação do conceito de modo dinâmico e bem mais eficaz do que apenas a teoria.
Veja o álbum de fotos