O Concurso Nacional Literário Infantil está na sua 5ª edição e premia crianças entre 7 e 12 anos pelos textos que escreveram. A organização recebeu inscrições de 96 escolas, públicas e privadas de 14 Estados brasileiros, totalizando 3.393 participantes e 230 selecionados.
Esta é a 2º vez que estudantes do Certus recebem o prêmio. Em 2016 foram 9 selecionados. Que escreveram sobre o tema: “Brasil, gigante pela própria natureza”.
Na edição de 2018 a proposta foi falar sobre “Futuro, visão para um mundo melhor: Você embarcou em uma incrível máquina do tempo e chegou em 2050”. Os estudantes podiam soltar a imaginação e escreverem para três categorias: redação, mensagem e poesia.
Em seus textos os jovens escritores criaram estórias imaginando como estará o mundo com os potenciais avanços tecnológicos. Além de falarem o que desejam para um mundo melhor. As obras foram publicadas no livro V Antologia Prêmio Espantaxim 2018, que reúne os 230 escolhidos.
A conquista foi celebrada em uma cerimônia de premiação mês de abril de 2019, no MASP – Museu de Arte de São Paulo. Na ocasião o Certus foi uma homenageado com uma menção honrosa pelo expressivo número de estudantes premiados. A solenidade contou ainda com a presença do presidente da Google Brasil e Vice-presidente da Google Inc, Fabio Coelho.
A participação no concurso foi uma proposta do Projeto Balaio da Leitura, que é assistido pela professora Patrícia Salgado. A iniciativa foi abraçada pelas professoras Flávia Soares e Patrícia Sola, do Ensino Fundamental I e Juliana Celestino, do Ensino Fundamental II; que atuaram como motivadoras e tiveram participação indispensável durante todo o processo.
O objetivo da ação é estimular o interesse das crianças pelo universo da literatura, da escrita e da leitura.
Sobre o Prêmio Espantaxim:
Lançado em 2010 o Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico – Prêmio Espantaxim, é considerado o Prêmio Jabuti da Literatura Infantil.
A cada dois anos um novo tema é lançado e oferece a oportunidade para que crianças de todo Brasil desenvolvam seu talento e depois possam se orgulhar ao ver sua obra publicada numa bela Antologia juntamente com outros autores.