O espanhol que vem, pouco a pouco, ganhando espaço nas escolas e nas relações de trabalho e comunicação entre os povos. O idioma tem, normalmente, uma boa identificação com os estudantes brasileiros pois, apesar de suas especificidades, a sonoridade e alguns aspectos que o constituem assemelham-no à língua portuguesa. No entanto, o estudo da língua estrangeira precisa cativar o aluno. Uma forma significativa de fazer isso, é aproximando o novo conteúdo de textos que circulam socialmente dentro do repertório dos adolescentes.
“A música possibilita que o aluno se reconheça e seja sujeito de sua própria aprendizagem pois estabelece afinidade com o conhecido, neste caso: as melodias que ele já teve contato anteriormente. Utilizar este conhecimento para direcionar atividades que podem ser realizadas é uma forma de disseminar o saber”.
Patrícia Salgado, professora de Inglês.
A língua espanhola vem ganhando espaço nas relações de trabalho e comunicação entre os povos. O idioma tem uma boa identificação com os estudantes pois, apesar de suas especificidades, a sonoridade e alguns aspectos que o constituem assemelham-no à língua portuguesa. No entanto, o estudo da língua precisa cativar o aluno e uma forma significativa de fazer isso é aproximando o conteúdo teórico de textos que circulam socialmente dentro do repertório dos adolescentes.Entendendo este contexto, a professora Patrícia Salgado de espanhol propôs aulas práticas que utilizam a música de forma dinâmica. “O uso desta ferramenta facilita a apropriação do vocabulário, a prática auditiva, oral e a pronúncia, afim de uma compreensão mais abrangente e de uma análise crítica do contexto e da produção das informações que a canção apresenta. O entendimento dos aspectos linguísticos e dos elementos gramaticais contribuem para que a letra ganhe sentido e significado”, explica a educadora.#euvivocertus #nossomosasas #espanhol #espanholcommusica #Corazón #Túmepartisteelcorazón
Posted by Certus Colégio on Wednesday, August 1, 2018
COMPARTILHE:
Entendendo este contexto, a professora Patrícia Salgado de espanhol propôs neste trimestre a atividade avaliativa auditiva de espanhol por meio do gênero textual musical.
A musicalidade é intrínseca ao ser humano. Nosso corpo, por exemplo, tem vários sons e ritmos que o mantêm vivo e em constante movimento: as batidas do coração, nossa respiração e o trabalho orquestrado dos órgãos são algumas funções que fazem a máquina humana ter pulsação e vida.
“A música como elemento educativo no trabalho com gêneros textuais permite-nos muitas possibilidades de atividades que oportunizam ao estudante um contato dinâmico e prazeroso com a nova língua. O uso desta ferramenta facilita a apropriação do vocabulário, a prática auditiva, oral e a pronúncia, afim de uma compreensão mais abrangente e de uma análise crítica do contexto e da produção das informações que a canção apresenta. O entendimento dos aspectos linguísticos e dos elementos gramaticais contribuem para que a letra da canção ganhe sentido e significado”,
explica a educadora.
Tudo que parece comum ao cotidiano pode contribuir para ampliar o conhecimento e facilitar o aprendizado em relação aos conteúdos e conceitos que devem ser elaborados, possibilitando que a prática aconteça de forma natural. Utilizar este método no ensino de uma língua estrangeira é, extremamente, importante para que esta assimilação se efetive.
COMPARTILHE:
VEJA TAMBÉM
COMO O TEATRO PODE SER UMA RICA FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO
Venha conhecer o Certus!
Venha conhecer o Certus!