Estudantes do Ensino Médio produzem um jornal mural com notícias da Copa do Mundo Feminina de Futebol.
Um dos conteúdos trabalhados durante o primeiro semestre pelos estudantes da 2ª Série do Ensino Médio, nas aulas de Técnicas de Redação, foi o conceito e a produção de uma notícia.
Então, para fixar o conteúdo e ajudar os estudantes no desenvolvimento dos trabalhos e das avaliações, o professor Heron Ledon, propôs que a turma simulasse a redação de um jornal. A ideia era que produzissem uma edição especial de cobertura da Copa do Mundo Feminina.
Expliquei que o jornalismo tem uma grande função social e sugeri que a turma se dividisse em duplas ou trios. A partir daí precisariam produzir uma notícia sobre a Copa do Mundo Feminina, com pelo menos um entrevistado.
Heron Ledon, professor.
A ideia surgiu porque a direção do Certus decidiu transmitir a copa do mundo feminina para todos os estudantes.
“Como as pessoas quase não têm informações sobre o torneio e a seleção. O objetivo, então, era informar os alunos e funcionários do Certus”, completa o educador.
Para a pesquisa, os estudantes fizeram uso dos Chromebooks. O professor atuou como um provocador e passava nos grupos tirando dúvidas e lembrando os conceitos básicos sobre o título de uma notícia, linha fina, lide e fake news. Todos ficaram muito focados!
Alguns grupos produziram notícias com uma linguagem adaptada para crianças do Ensino Fundamental I. Para isso, utilizaram expressões simples, orações mais curtas e letras em caixa alta para facilitar a leitura.
Por fim, as notícias foram impressas na Certus Store e um jornal mural foi montado em uma das lousas coletivas do pátio.
Ao longo de todo o mês, foi possível ver colaboradores, adolescentes e crianças parando para ler, discutindo e reconhecendo as jogadoras, principalmente a Marta.
Foi uma forma de utilizar a aula para aprender e ensinar ao mesmo tempo, levando conhecimento às pessoas.