O mundo dos microrganismos é extremante vasto. Vírus e bactérias habitam todos os lugares imagináveis. Eles fazem parte do meio ambiente e são essenciais para o equilíbrio da natureza. Com tudo, é certo, que alguns deles podem provocar doenças. E aí, medidas simples de higiene, limpeza, atividade física e alimentação saudável constituem a melhor forma de prevenção.
Entretanto, apesar de sempre ouvirmos falar de vírus e bactérias, quase nunca nos damos conta de que não são a mesma coisa. Cada um destes microrganismos possui alguma particularidade que os diferencia.
Para tratar destas diferenças com os estudantes da 2º série do Ensino Médio, o Professor Robson Zago, de Biologia solicitou que as turmas promovessem uma aula, sobre vírus e bactérias para os estudantes do 2º ao 5º ano, do Ensino Fundamental I.
Nesta atividade, os alunos mostraram as diferenças entre esses dois microrganismos, além de mencionarem algumas das principais doenças causadas por eles.
Afim de, tornar o conteúdo, mais lúdico e interessante, os grupos do Ensino Médio criaram dinâmicas e gincanas com perguntas e respostas. Desta forma, transformaram o tema em algo mais atraente e facilmente assimilável pelas crianças menores.
Por meio desta atividade, os estudantes do Ensino Fundamental I puderam compreender as interações entre os organismos e o ambiente. Em particular, aqueles relacionados à saúde humana. Relacionando conhecimentos científicos com aspectos culturais e características individuais.
Da mesma forma, os estudantes do Ensino Médio, tiveram um maior aproveitamento, já que para prepararem suas aulas e jogos para as turmas menores, foi preciso aprofundar-se no estudo do tema e encontrarem alternativas de disseminá-lo.
Além disso, esta troca de experiências promove uma maior difusão de saberes. Trazendo uma rica oportunidade de interação e troca.
Veja o álbum de fotos
E você, sabe qual é a diferença entre vírus e bactérias?
As bactérias são microrganismos unicelulares com membrana e citoplasma, sem um núcleo definido. Seu material genético, o ácido desoxirribonucleico (DNA), fica disperso.
MODO DE VIDA Algumas são parasitas e causam doenças como a pneumonia e a cólera. Outras mantêm uma relação harmoniosa com os seres vivos, como as que vivem no intestino humano, auxiliando a digestão. Há ainda as que se alimentam de matéria orgânica morta.
TAMANHO O diâmetro da maioria varia entre 0,2 e 2 micras (unidade que representa 1 milésimo de milímetro) e o comprimento entre 2 e 8 micras. Elas são visíveis a olho nu (se reunidas em colônias) ou com auxílio de microscópios ópticos.
SENSÍVEL A ANTIBIÓTICOS? Sim.
Os vírus, por sua vez, são microrganismos acelulares. Os mais simples apresentam uma cobertura proteica que envolve seu material genético – o ácido desoxirribonucleico (DNA) ou o ribonucleico (RNA).
MODO DE VIDA Todos são parasitas intracelulares. Alguns causam doenças em seres vivos, como a Aids, a gripe, o sarampo e a rubéola, por exemplo.
TAMANHO Geralmente, eles são menores que as bactérias. O comprimento varia entre 20 e 1.000 namômetros (unidade que representa 1 milionésimo de milímetro). São visíveis somente com auxílio de microscópios eletrônicos.
SENSÍVEL A ANTIBIÓTICOS? Não.
Fonte: Nova Escola