A educação física para o estudante na fase da educação infantil abrange capacidades motoras importantes para o desenvolvimento da criança.
As atividades são executadas de forma individual em estações que permitem explorar habilidades como o equilíbrio, a coordenação, a força e a lateralidade.
O aluno tem o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, e acaba por descobrir novos sentidos aos movimentos. Tudo isso, através do brincar!
Após brincar em uma estação, a criança se desloca para o próximo desafio – ou atividade, e descobre o próprio corpo e seus limites.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física visa oferecer à criança estímulos através de jogos, ginásticas, esportes e lutas, ou ainda, atividades rítmicas e expressivas, que potencializam o conhecimento sobre o corpo.
Assim, é um primeiro momento para que o estudante compreenda que através das atividades físicas encontra auxílio no combate a doenças ligadas ao sedentarismo, além de fortalecer músculos e articulações.
A força está constantemente na nossa vida. O simples fato de andar faz com que regulamos a força para nos mantermos em pé.
Explica o professor Diogo.
A criança faz isso de uma forma mais dinâmica: brincando! Ou seja, ela está trabalhando força o tempo todo.
Conclui.
As outras funções da Educação Física para a formação dos estudantes como pessoa.
As aulas de Educação Física no ensino infantil são importantes por estimular hábitos de vida saudável e qualidade de vida futura.
Para a criança, esta etapa auxilia no desenvolvimento integral dos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. A socialização ao observar e a participação com os amigos amplia a percepção do universo que a cerca e promove uma diversidade de experiências.
Você sabia que há uma relação entre a educação física e a psicomotricidade?
A psicomotricidade é uma ciência da saúde e da educação que visa estudar o homem através do seu corpo em movimento, ligada ao processo de maturação do indivíduo, sendo que considera o corpo como a origem das relações cognitivas, afetivas e orgânicas.
Dividida como disciplina educativa, reeducativa e terapêutica, a psicomotricidade visa distinguir a relação entre a motricidade, a mente e a afetividade.
Como disciplina educativa procura tornar normal ou aperfeiçoar movimentos naturais e espontâneos da criança.
De forma reeducativa pode auxiliar na prevenção de tratamentos terapêuticos – que envolvem a pessoa da infância até a fase adulta. É comumente aplicada em pessoas que possuem alguma deficiência, transtornos ou atrasos no desenvolvimento.
Terapêutica a ciência da psicomotricidade objetiva melhorar o desenvolvimento corporal da criança, influenciando na aprendizagem, afetividade e sociabilidade.
O brincar e os exercícios psicomotores oportunizados em nossas aulas, oferecem a possibilidade de desenvolvimento dessas habilidades e potencializam a aprendizagem.
Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Nilma Anita. E complementa:
O corpo e o movimento são partes importantes para a formação geral do ser humano, portanto fundamental para a aprendizagem.
Essa publicação foi escrita em parceria com o depoimento do professor Diogo Domingues (@diogod_7) – Educador Físico atuante há mais de dez anos na área e da Coordenadora da Educação Infantil Nilma Anita.