O que você quer ser quando crescer? Toda criança já ouviu esta pergunta!
As respostas são variadas: veterinário(a), dentista, bombeiro(a), policial, atriz/ator, cantor(a), médico(a)… E por aí vai! As opções são inúmeras e vão mudando conforme a criança passa a ter contato com outras atividades.
Sonhar e fantasiar a vida dos adultos, faz parte de ser criança. O que meus pais fazem enquanto estou na escola? É normal que os pequenos se perguntem! Além disso, tomar conhecimento dessas atividades é primordial para que construam sua própria identidade. Entendendo essa dinâmica, percebemos que as profissões, ocupam uma parte especial no imaginário infantil.
Pensando nisso, as professoras da Educação Infantil aproveitaram a semana do Dia do Trabalhador (1º de maio) para estimularem os estudantes a realizarem pesquisas sobre as diversas profissões do mercado de trabalho.
De forma lúdica, as educadoras apresentaram aos pequenos as profissões mais comuns e as responsabilidades envolvidas em cada atividade profissional. Assim, trabalharam o tema “profissões” em sua diversidade e ressaltando a importância das diversas ocupações para a sociedade.
O objetivo das atividades realizadas, foi sanar qualquer tipo de curiosidade, dúvida e até mesmo preconceito sobre algumas profissões, que os pequenos pudessem ter.
Para encerrar a semana de aprendizados, a família foi convocada a participar confeccionando uma fantasia que representasse a profissão com a qual o estudante mais se familiarizou.
Na sexta-feira todos viram paramentados e o desfile das profissões foi um sucesso!
Veja o álbum de fotos