Comer bem é o melhor para um crescimento saudável.

Comer bem significa ter boas escolhas alimentares e que favoreçam acima de tudo o bem estar na infância e na vida adulta.

Quando a conscientização e a prática parte da escola com a participação da família a criança compreende a atitude como algo do cotidiano com os benefícios de longo prazo para a vida.

No Certus, o aprender com prazer é vivenciado diariamente nas práticas e metodologias desde a educação infantil. Inclusive nos momentos de intervalo para o lanche.

A alimentação saudável é uma questão abordada com a turminha durante o horário do lanche

explica Karine Costa, professora das turmas G3 eG4 do segmento infantil.

Para a criança quanto mais cedo a noção de que uma alimentação saudável é uma dieta que ajuda a manter ou melhorar a saúde mais fácil se torna a vivência.

Com o apoio da família, a noção de que a dieta ou o momento do lanche forneça os nutrientes, vitaminas e minerais nas proporções adequadas para o bom funcionamento do organismo, o aprendizado se torna mais significativo.

A professora Jacqueline Marinho, da turma do G5 complementa:

Para os estudantes do Ensino Regular não há uma restrição quanto ao tipo de lanche.
Porém as famílias são orientadas a enviar um alimento de preferência da criança,
sempre com uma opção saudável.”

A orientação passada às famílias tem uma atenção especial, já que diariamente as professoras explicam e valorizam para as crianças as vantagens de comer algo saudável.
Além de enfatizar e parabenizar o consumo, os estudantes acumulam pontos com o aprendizado.

Aprendizagem somada no dia a dia com significado.

Os pontos acumulados são anotados em uma planilha (um quadro lúdico), na sala de aula, individualmente, para acompanhamento da criança, sendo totalizados semestralmente.

Cada aluno consegue acompanhar o percurso desenvolvido durante a aprendizagem, para compartilhar em uma roda de conversa com a turma no final do semestre quais os hábitos foram adquiridos e aprendidos no processo.

Para as turmas que vivenciam o Período Integral do colégio, o lanche oferecido contempla um cardápio elaborado por uma nutricionista, que pode ser acompanhado pelos pais via aplicativo,  com comunicação diária do momento da refeição.

O Projeto Alimentação Saudável é um grande sucesso porque gradativamente cria a consciência da ingestão de alimentos que contribuem para o desenvolvimento da criança como fonte de energia, e, em paralelo, estimulando boas escolhas, sem deixar de comer o que gostam.

A professora Priscila Kellner  (G5) reforça que é uma ação lúdica através de práticas que remetem ao brincar:

É pensado em respeito às individualidades e no incentivo do consumo de alimentos que façam bem à saúde. Sabemos que é um grande desafio para as famílias que são cobradas pelos pequenos. Mas os benefícios são aprendidos por todos.

Os benefícios são aprendidos e comemorados por todos.

No final do semestre, além da roda de conversa, as crianças e as professoras colhem no pomar do colégio os frutos que são compartilhados e levados para casa como premiação. 

Um prêmio justo e delicioso do processo de aprendizagem.

Afinal, uma alimentação saudável e equilibrada pode ser adotada na infância e praticada por toda a vida. Infinitamente.

 

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Essa publicação foi escrita em parceria com o depoimento das Professoras Jacqueline Marinho (G5), Karine Costa (G3 e G4), Mayra Mariano (G2, G3 e G4) e Priscila Kellner (G5) e da Coordenadora da Educação Infantil Nilma Anita.

 

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