Ao longo da semana de comemoração da páscoa as professoras da Educação Infantil trabalharam com os estudantes temas relacionados aos sentimentos. Os pequenos participaram de atividades que ressaltavam o amor, a solidariedade, o respeito, a alegria, o carinho e a necessidade de compartilhar.
Para tratar dos temas foram realizadas diversas rodas de conversa e brincadeiras direcionadas.
Assim, no último dia desta programação as educadoras promoveram um café, com a colaboração das famílias. E, para desenvolver a autonomia e a responsabilidade, cada grupo ficou responsável por montar uma mesa e depois compartilhá-la com os colegas.
O café foi animado e recheado atividades e oficinas educativas:
– Oficina de Decalque de Frutas (tema coelho, coração e estrela);
– Oficina de Escultura de Bolacha;
– Degustação de pão produzido pelos estudantes;
– Pintura Facial (as crianças puderam escolher se queriam o desenho de coelho/coelha, gata/gato ou chuva de amor).
Entre as inúmeras habilidades motoras e criativas, por meio destas atividades as educadoras trabalharam o desenvolvimento social e emocional das crianças. Ao interagir com os outros coleguinhas, que não fazem parte do grupo foi necessário que os pequenos mantivessem e exercitassem o autocontrole. Parece simples, mas na primeira infância é algo que precisa ser aprendido. Em longo prazo isso ajudará a criança a conhecer seus sentimentos e seus próprios limites, sejam eles mentais ou corporais.
Desta forma o foco da Páscoa foi o amor e o compartilhar. E os pequenos deram show em uma comemoração saudável e alegre.