ARGUMENTAR | JÚRI SIMULADO DE LITERATURA

Simulado de júri de literatura propõe aos alunos do ensino médio do Certus exercitara argumentação, retórica e organização de ideias para desenvolver as habilidades de comunicação escrita e oral da língua portuguesa ao defender autores do Realismo-Naturalismo brasileiro ou português e da geração modernista

A paixão pela literatura é uma relação que deve ser cultivada constantemente. Estabelecer este elo é, entretanto, um desafio.

Simulado de júri de literatura propõe aos alunos do ensino médio do Certus exercitara argumentação, retórica e organização de ideias para desenvolver as habilidades de comunicação escrita e oral da língua portuguesa ao defender autores do Realismo-Naturalismo brasileiro ou português e da geração modernistaConsciente do seu legado, a professora de literatura Patrícia Salgado, responsável pelo projeto Balaio de Leitura empreende há dois anos o Júri Simulado de Literatura.

O projeto propõe que alunos do Ensino Médio formem grupos com a missão de defender e/ou acusar um autor. Durante a atividade os estudantes simulam a ação de um Tribunal do Júri.

Simulado de júri de literatura propõe aos alunos do ensino médio do Certus exercitara argumentação, retórica e organização de ideias para desenvolver as habilidades de comunicação escrita e oral da língua portuguesa ao defender autores do Realismo-Naturalismo brasileiro ou português e da geração modernista

Todos investigam
profundamente
o tema tratado

Fernanda Ribeiro Paiva – 3º médio A1

Cada equipe faz uma ampla pesquisa histórica do autor-cliente e se prepara para a defesa que acontece com a presença de promotores, advogados de defesa, juiz, réus e jurados, como em um julgamento real. Os segundos anos ficaram com os autores do Realismo-Naturalismo brasileiro ou português – Eça de Queiroz, Raul Pompéia, Machado de Assis e Aluísio de Azevedo -, enquanto os terceiros anos trabalharam com os representantes da segunda geração modernista como – Jorge Amado, Rachel de Queiroz, José Lins do Rêgo, Érico Veríssimo e Graciliano Ramos.

Simulado de júri de literatura propõe aos alunos do ensino médio do Certus exercitara argumentação, retórica e organização de ideias para desenvolver as habilidades de comunicação escrita e oral da língua portuguesa ao defender autores do Realismo-Naturalismo brasileiro ou português e da geração modernista

“É uma importante oportunidade para aprofundar os conhecimentos dos conteúdos discutidos em sala”, pontua a aluna Isabella Barreiro Pereira, do 2º A2.

Inspirar alunos a se interessarem pela leitura de grandes obras clássicas do acervo nacional é sempre uma questão para o professor. Mas pode ser um processo prazeroso para ambos quando se recorre a estratégias inovadoras.

A iniciativa possibilita o exercício da argumentação, a retórica, organização de ideias, além do trabalho em equipe com aplicação e aceitação de regras. Realizado desde 2015, o objetivo principal é desenvolver as habilidades de comunicação escrita e oral em língua portuguesa dentro de uma situação problema. Fernanda Ribeiro Paiva, do 3º A1 fica muito feliz em ver como os colegas se envolvem com o trabalho: “Todos investigam profundamente o tema tratado”.

É mais do que uma prova
em termos de conhecimento adquirido,
pois os alunos podem se aprofundar nos conteúdos
e a experiência, sem dúvida, fica marcada
como um momento especial de aprendizagem

Professora Patrícia Salgado

Simulado de júri de literatura propõe aos alunos do ensino médio do Certus exercitara argumentação, retórica e organização de ideias para desenvolver as habilidades de comunicação escrita e oral da língua portuguesa ao defender autores do Realismo-Naturalismo brasileiro ou português e da geração modernistaComo material a turma tem disponível o conteúdo do projeto UNOi e podem recorrer a pesquisas na biblioteca do colégio, sala digital, além de artigos e teses de doutorado para traçar a argumentação da defesa. Um destaque são as matérias antigas de jornal ou entrevistas dos autores para diversas mídias que são apresentadas como argumento.

Simulado de júri de literatura propõe aos alunos do ensino médio do Certus exercitara argumentação, retórica e organização de ideias para desenvolver as habilidades de comunicação escrita e oral da língua portuguesa ao defender autores do Realismo-Naturalismo brasileiro ou português e da geração modernista

Para a professora Patrícia o projeto tem uma relevância maior do que a avaliação tradicional: “É mais do que uma prova em termos de conhecimento adquirido, pois os alunos podem se aprofundar nos conteúdos e a experiência, sem dúvida, fica marcada como um momento especial de aprendizagem”, conclui.

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