Aprender a Conhecer | No tempo dos castelos

O período de alfabetização e ingresso no Ensino Fundamental I exige certo encantamento. Os pequenos estudantes precisam ser incentivados a receber os conteúdos de forma lúdica, como se estivessem envolvidos por uma brincadeira. Extrair o melhor de cada um, desta forma, é um desafio que o Certus acredita e trabalha, diariamente, para realizar.

Um dos exemplos desta prática foram as atividades realizadas pelas turmas do primeiro ano. Durante os estudos do Caderno 1 do Projeto Unoi e embasados pelos pilares da UNESCO – Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Ser e Aprender a Conviver – os estudantes se depararam com temas relacionados aos príncipes, princesas, arquitetura dos castelos e às músicas medievais. Este universo encanta as crianças e o retorno pedagógico é visível. Sem perceber eles aprendem história, matemática e são alfabetizados num clima de conto de fadas.

  

Foi a primeira vez que estudei sobre a vida em um castelo. Gostei muito.

Ana Júlia, 1º ano B3

   

Veja o álbum de fotos:  Castelos de SucataChá Real.

Os castelos apareceram em diferentes disciplinas e situações. Como era a arquitetura destas construções, a vida e os costumes das pessoas que o habitavam, como funcionava a disposição dos cômodos, a alimentação dos moradores. O estudante aprendeu todo conteúdo, envolvido por esta energia quase mágica!

A fim de tangibilizar e transformar a teoria em experiência, as professoras propuseram duas atividades muito divertidas e enriquecedoras: a construção de um Castelo de Sucata e o Chá Real.

Em casa cada estudante deveria construir um castelo com sua família. As maquetes foram trazidas para o colégio onde houve uma exposição para outras turmas do Ensino Fundamental I. Os trabalhos também ficaram expostos durante a Vivência Pedagógica e todos puderam ver o que as turmas construíram.

Usar a fantasia e dançar com o príncipe foi muito legal.

Maria Cecília, 1º ano A1.

       

Os castelos ficaram lindos. Dá vontade de entrar para brincar dentro deles.

Maria Eduarda, 1º ano A1

              

Para finalizar em grande estilo, foi feito o Chá Real, um momento dedicado a vivenciar o que já havia sido estudado.

Gostei da decoração. Parecia uma festa.

Augusto, 1º ano B2

 

No dia marcado para o chá, estudantes e professoras cuidaram da ambientação do espaço e as famílias enviaram a alimentação que comporia o cardápio. Para que tudo parecesse ainda mais real, todos estavam fantasiados de príncipes e princesas. “Dançamos músicas medievais, usamos coroas e degustamos de um verdadeiro chá real”, lembra Tatiane Oliveira, professora.

A dança foi a melhor parte. É muito diferente das de hoje.

Isadora, 1º ano B1

O momento de receber a coroa foi muito emocionante.

Rafaella, 1º ano A2

Imaginação e diversão rolaram soltas, a vivência trouxe um grande significado para os estudos teóricos.

Proporcionar interação entre ao turmas foi ainda mais enriquecedor. Pois contribui tanto no pedagógico quanto no social, estabelecendo momentos de escolhas e aprendizagem que estão sempre na rotina da nossa filosofia educacional.

Ana Paula Bertolino, Tatiane Oliveira e Maria Amorim, professoras.

Venha conhecer o Certus! 

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