Índios, portugueses, japoneses, italianos, libaneses, entre muitos outros povos convivem diariamente nas ruas paulistanas. Diante disso, assimilar tamanha diversidade e construir, desde cedo, um repertório cultural é mais que necessário. Assim, a criança carregará importantes valores para o futuro, além de desenvolver uma visão de mundo mais ampla, o que é muito útil para sua formação.
Não é à toa que essa é uma das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica. No documento, fica bem claro que um dos objetivos do ambiente escolar é instruir a criança a “valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais”. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!
O repertório cultural e o desenvolvimento infantil
A criança tende a reproduzir a cultura na qual está inserida, levando isso para sua adolescência e vida adulta. Por isso, ter contato com diferentes expressões culturais, não restritas àquilo que ela vê em casa ou na vizinhança, é importante para que ela saiba lidar com pessoas e costumes diversos com respeito à diversidade.
É no colégio que muitas crianças têm seu primeiro contato mais próximo com expressões culturais, como artesanatos, músicas folclóricas, danças típicas, apresentações teatrais e muito mais. Com isso, os pequenos também aprendem a se apropriar do meio cultural em que se inserem.
E se você duvida que a cultura é importante mesmo no desenvolvimento infantil, saiba que esse repertório auxilia na expressão infantil, nas funções cognitivas — como memória, atenção e raciocínio —, na sociabilidade e nos relacionamentos interpessoais.
O psicólogo russo Lev Vygotsky (1896-1934), considerado o pai dos estudos sobre desenvolvimento cognitivo infantil, afirmou que “a cognição humana, mesmo quando realizada de forma isolada, é inerentemente sociocultural, afetada por crenças, valores e ferramentas de adaptação intelectual transmitidas aos indivíduos por meio de sua cultura”.
Ou seja, não dá para ignorar o papel do repertório cultural na formação da criança, que vai muito além de aprender algumas regras da matemática ou as normas da gramática.
O trabalho cultural nas escolas
O colégio é o local ideal para que a criança desenvolva um repertório amplo, pois, dentro de casa, a tendência é que os costumes sejam centralizados na cultura em que a família está inserida. Ainda, mesmo quando há o contato com representações culturais diversas na comunidade da criança, ela pode não entender, de fato, o que significam essas diferenças.
No ambiente escolar, as expressões dos costumes de vários povos são explicadas, assimiladas e valorizadas pelos estudantes, que passam a ter uma visão de mundo mais ampla e, com isso, mais tolerância e respeito às diferenças. Além, é claro, da própria formação intelectual da criança, que dá um salto!
Entre as atividades desenvolvidas pela escola que contribuem com a formação do repertório cultural, podemos citar:
- manifestações artísticas, como circo, teatro e dança;
- visitas a museus e livrarias;
- apresentações do folclore local e mundial;
- brincadeiras antigas etc.
Os benefícios dessa abordagem
Um ambiente escolar que se preocupa com o fortalecimento do repertório cultural das crianças está proporcionando uma série de benefícios para os pequenos. Entre os principais, estão:
- facilidade de interação com pares;
- comportamento infantil mais empático;
- respeito à diversidade;
- senso de colaboração;
- despertar da responsabilidade social;
- ampliação da visão de mundo;
- formação da intelectualidade.
Diante dessa leitura, você já sabe que o repertório cultural é fundamental no desenvolvimento das crianças, com benefícios que vão desde a formação intelectual até o aprendizado sobre a diversidade e a necessidade de respeitar culturas diferentes. Então, não deixe de se preocupar com esse aspecto na educação dos seus filhos.
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