O que levar em consideração para escolher a escola para os filhos?

O que é indispensável em uma boa escola? Quais critérios levar em consideração? A opinião da criança deve sobressair-se à dos pais? É natural surgirem dúvidas no momento de escolher uma escola para os filhos. Afinal, você quer que ele tenha acesso ao melhor, sem deixar de lado as particularidades dele, não é mesmo?

Para ajudar os pais nessa tarefa, reunimos a seguir alguns itens que devem ser analisados antes de bater o martelo. Afinal de contas, não vale a pena correr o risco de matricular o seu filho em uma instituição de ensino que não seja capaz de despertar o melhor do seu pequeno.

Por isso, continue a leitura deste artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto e fazer uma boa escolha entre as escolas em Interlagos!

Conheça a proposta pedagógica

Enquanto alguns colégios priorizam uma abordagem mais tradicional, outros já seguem um método inovador. Existem também aqueles que optam por uma linha mais religiosa. Esses são apenas alguns exemplos.

O fato é que existe um leque extenso de linhas pedagógicas atualmente, e detalhe: não há certo ou errado. Nesse sentido, os pais devem solicitar uma explicação para os educadores, entendendo claramente a proposta da instituição de ensino.

O recomendado é escolher uma escola que compartilhe uma visão semelhante à da família e também do estudante. Em outras palavras, opte por uma instituição com a qual haja uma identificação de valores e princípios. Isso vai tornar o processo de adaptação mais simples e fácil.

Avalie a infraestrutura do colégio

As crianças e adolescentes passam parte considerável do dia dentro do colégio. Por isso, nada mais sábio do que optar por uma instituição que apresente uma infraestrutura diferenciada.

Verifique, por exemplo, se a escola oferece quadras de esportes e salões para atividades extracurriculares. É essencial que seu filho possa desfrutar de bastante espaço ao ar livre, principalmente durante picos de doenças contagiosas, como no caso do coronavírus.

Observe também a condição da sala de aula e demais ambientes como cantina, banheiro e bebedouros. Lembre-se, aqui, que cada detalhe faz toda a diferença.

Tenha certeza de que as instalações cumpram com os requisitos de segurança sanitária, além de estarem em locais acessíveis. O estudante precisa ter a liberdade de usar o banheiro e beber água, por exemplo, sem perder muito tempo da aula.

Analise o conteúdo do material didático

Outro ponto que deve ser levado em consideração ao escolher a escola para os filhos é o material didático adotado. Analise o conteúdo dos livros, garantindo que ele seja realmente apropriado e de qualidade.

Os materiais usados em sala de aula devem estar atualizados e de acordo com os conteúdos abordados e a faixa etária dos estudantes. Além disso, devem ser diversificados, contendo textos de diferentes gêneros, ilustrações, revistas, mapas, etc.

Mas a observação não deve parar por aí. É importante também analisar o corpo docente. Afinal, são eles que vão ter contato direto com o seu filho, sendo responsáveis não só pela transmissão do conhecimento, mas também por ajudar a formar a visão de mundo da criança.

Investigue a reputação do colégio

Antes de tomar a decisão, vale a pena também procurar referências sobre o colégio. Qual a opinião dos alunos e pais sobre a instituição? Como ela é vista na comunidade? Quais as avaliações feitas na internet? Leve em consideração todas essas questões. Assim, você terá uma noção mais abrangente da instituição.

Peça indicações de outros pais

A boa e velha indicação de amigos e familiares é uma das formas mais seguras de se verificar a reputação de um colégio, pois a experiência com a instituição revela muitos de seus aspectos que não ficam óbvios apenas com uma pesquisa na internet ou uma visita.

Se o relato dos outros pais for condizente com a propaganda exibida, então você ficará mais confiante quanto à credibilidade do ensino ofertado. Da mesma forma, fique atento a contradições que eventualmente apareçam, pois são um sinal de que algo está errado.

Avalie a formação do corpo docente

A qualidade de um colégio está diretamente relacionada à competência dos seus professores, que são um dos pilares fundamentais do ensino. Esses profissionais devem estabelecer um relacionamento com os estudantes que vá muito além de apenas transmitir conteúdo acadêmico, pois sua atuação também influencia no desenvolvimento do pensamento crítico dos jovens.

Você deve avaliar se o comportamento dos docentes está de acordo com a filosofia da instituição de ensino. Afinal, de nada adianta idealizar um cenário que não esteja sendo praticado no dia a dia. Cumprir com esse requisito é uma garantia de que o colégio realmente se preocupa em passar seus valores adiante

Uma boa forma de verificar a competência dos professores é perguntando diretamente aos alunos, pois sempre é um bom sinal quando uma criança ou adolescente demonstra afinidade com um adulto.

Considere a localização do colégio

A localização é um aspecto fundamental que deve ser levado em consideração na escolha do colégio, pois isso influencia na logística da família e até mesmo no desempenho do seu filho. Trajetos muitos longos ou pouco acessíveis são cansativos e podem fazer com que ele se sinta desmotivado durante o dia.

Ao mesmo tempo, os pais precisam pensar em meios seguros de transportar as crianças entre o colégio e a casa, principalmente em cidades grandes e regiões com muita criminalidade. Em muitos casos, os transportes escolares são mais práticos para os responsáveis e confortáveis para os filhos, mas também demandam custos extras no orçamento.

Pense no custo-benefício

É inegável que os pais querem sempre o melhor para os seus filhos, principalmente quando se trata de investimentos em educação. Ainda assim, os custos com a mensalidade pesam bastante na hora de escolher uma escola, pois interferem no orçamento da família inteira.

Você deve sempre escolher uma instituição que esteja de acordo com sua realidade financeira, mas também é muito importante enxergar o colégio como um investimento de longo prazo. Muitas vezes, o valor da mensalidade abrange diferenciais que contribuirão significativamente para o desenvolvimento da criança.

Por isso, faça um planejamento que inclua todos os anos em que seu filho frequentará a escola para evitar contratempos no futuro. Se a recompensa for uma educação de qualidade, então também vale a pena cortar alguns gastos que não sejam tão importantes assim.

Analise os métodos de ensino utilizados

A metodologia de ensino se refere aos meios utilizados pela instituição para alcançar seus objetivos de aprendizagem para os alunos. A ideia é alocar os recursos de modo a facilitar o ensino dentro do que foi proposto.

Sabemos que cada estudante é único e se adapta melhor a determinados métodos de ensino. Infelizmente, é impossível que um único professor ensine vários alunos de formas diferentes, mas é possível escolher um colégio cuja abordagem seja mais adequada ao seu filho.

Por exemplo, uma criança que não lida bem com cobranças não vai se adaptar a ambientes restritivos e com muitas regras. Já as mais tímidas podem ser favorecidas por estratégias que incentivem sua autonomia.

Verifique o número de alunos por turma

A quantidade de alunos por turma é um fator muito importante na educação, pois crianças e adolescentes precisam de espaço para se desenvolverem e profissionais que consigam lhes dar a devida atenção. Salas de aula superlotadas deixam o ambiente sobrecarregado e impedem que os professores se dediquem individualmente a cada estudante.

São as instituições de ensino que determinam o número de alunos que serão acomodados em cada turma, pois não há legislações específicas sobre o assunto. No entanto, existem recomendações de documentos oficiais que podem servir de guia.

Em resumo, recomenda-se que haja um professor para cada 15 crianças de três anos, 20 crianças de quatro a cinco anos, 25 alunos nos primeiros anos do fundamental, 30 nos anos finais e até 35 no ensino médio.

Cabe aos gestores terem bom senso ao criarem espaços adequados de aprendizagem para cada ano e faixa etária, sempre levando em consideração os perfis de seus estudantes.

Veja se o colégio utiliza novas tecnologias e está adaptado às tendências do futuro

O uso de tecnologias em sala de aula é um dos diferenciais mais procurados pelos pais hoje em dia. E não é para menos: a modernização exige que as pessoas dominem cada vez mais cedo o conhecimento de novos dispositivos e recursos tecnológicos, o que também obriga os colégios a se adaptarem às novas realidades.

Isso é fundamental para ensinar a sobrevivência numa sociedade altamente digital, mas também aumentar os recursos de aprendizagem. Cada indivíduo tem suas necessidades específicas e por isso é tão importante diversificar as mídias voltadas à educação. Além disso, as crianças e os adolescentes se sentem mais motivados quando o ambiente escolar se aproxima da sua realidade.

Por exemplo, os educadores podem aproveitar o mar de informações disponíveis na internet para ensinarem seus alunos a buscarem fontes confiáveis em suas pesquisas. Jogos interativos são maneiras descontraídas de estimular o ensino por meio da criatividade e ajudar as crianças a formarem vínculos entre si.

Acredite: ao ter atenção a esses pontos, existe grande chance de você fazer uma escolha acertada, matriculando os seus filhos em uma instituição de ensino que é referência na área e, claro, respeita as individualidades de cada estudante e está de acordo com a visão de mundo da família. Assim, aproveite as nossas dicas para começar agora mesmo sua pesquisa de escolas em Interlagos.

Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher uma escola para os filhos, que tal entrar em contato com a gente para tirar mais dúvidas ou agendar um visita? Será uma satisfação apresentar os diferenciais do colégio Certus para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *