Se você gosta de acompanhar a vida escolar dos filhos, já deve ter ouvido falar sobre a Base Nacional Comum Curricular, não é? Mas você sabe mesmo o que é BNCC e o que ela significa para o ensino no Brasil?
Desenvolvida pelo MEC para a Educação Básica, que vai do ciclo infantil até o Ensino Médio, a BNCC traz uma série de orientações que servem como referencial para práticas pedagógicas nos colégios brasileiros.
É justamente sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe e entenda a importância de buscar instituições de ensino que seguem a BNCC!
O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
A BNCC é um documento publicado em 2016 que traz os objetivos considerados essenciais no processo de formação na Educação Básica. Apesar da divulgação oficial relativamente recente, o projeto da BNCC nasceu com a Constituição de 1988 quando, no Art. 2010, são fixados os referenciais para o Ensino Fundamental.
Para entender o que é BNCC, é importante frisar que ela não define currículos, mas sim objetivos de aprendizagem que norteiam a criação de currículos e propostas pedagógicas pelos colégios.
Esses objetivos são representados por meio de habilidades e competências que devem ser desenvolvidas junto aos estudantes.
Mais do que isso, a BNCC promove um novo olhar para a Educação, pois rompe com o ensino tradicional e estimula os educadores e os estudantes a pensarem em novos tipos de aprendizagem que ajudem, de fato, a gerar impactos na sociedade.
Quais são as diretrizes da BNCC para instituições de ensino?
A BNCC traz uma série de recomendações para cada segmento da Educação Básica. Na Educação Infantil, por exemplo, são definidos objetivos de aprendizagem por grupos de faixa etária. Além disso, todos esses grupos devem observar os Direitos da Aprendizagem e do Desenvolvimento, além de Cinco Campos das Experiências:
- o eu, o outro e o nós;
- corpo, gestos e movimentos;
- traços, sons, cores e formas;
- escuta, fala, pensamento e imaginação;
- espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Percebe que a BNCC é mais voltada para a formação humana do que simplesmente para a assimilação de conhecimentos formais? É assim que a Base prossegue trazendo os objetivos para o Ensino Fundamental e o Médio, com competências específicas para cada ano de estudo, organizadas por Áreas de Conhecimento:
- Linguagens;
- Matemática;
- Ciências da Natureza;
- Ciências Humanas e Sociais.
Ainda, cada componente dessas áreas tem um conjunto de habilidades que precisam ser desenvolvidas no decorrer do ano letivo.
As 10 competências gerais para a Educação Básica
O colégio comprometido com a BNCC precisa observar todas essas recomendações específicas, assim como adequar suas atividades e propostas pedagógicas de modo que elas atendam às dez Competências Gerais da Educação. São elas:
- Conhecimento;
- Pensamento científico, crítico e criativo;
- Repertório cultural;
- Comunicação;
- Cultura digital;
- Trabalho e projeto de vida;
- Argumentação;
- Autoconhecimento e autocuidado;
- Empatia e cooperação;
- Responsabilidade e cidadania.
O desenvolvimento dessas competências ao longo da vida escolar, articulado com a construção de conhecimento em cada ciclo da Educação Básica, assegura o resultado de aprendizagem e desenvolvimento cidadão — uma formação humana integral.
Como é a aplicação da BNCC no Colégio Certus?
No Certus, a BNCC já faz parte de todas as práticas pedagógicas. Nas atividades desenvolvidas em sala de aula, os alunos precisam exercitar as competências e habilidades consideradas essenciais para a aprendizagem em cada etapa. As avaliações também buscam estimular isso nos alunos.
Além disso, nosso colégio sempre busca colocar a teoria em uso por meio de atividades práticas, o que estimula o estudante a ir além da memorização de conteúdos. Com esse exercício, o estudante aprende a tomar decisões, a resolver problemas, a criar e a se comunicar.
Veja outros exemplos de práticas pedagógicas do Certus que fortalecem as competências propostas pela BNCC:
- na Educação Infantil, os alunos praticam a experimentação de espaços e estimulam a criatividade, tendo aulas no jardim e no pomar;
- para aprender sobre responsabilidade e autocuidado, as crianças têm aula de educação financeira;
- mais tarde, no Ensino Fundamental, nossos estudantes são estimulados a debater temas atuais e a protagonizar discussões com respeito aos diferentes pontos de vista, praticando também a interdisciplinaridade;
- no Certus, a autonomia é coisa séria. Por isso, praticamos constantemente a liberdade assistida, como circuitos de atividades em que os resultados são definidos a partir de decisões do estudante;
- melhor do que avaliações formais, os estudantes têm suas habilidades e conhecimentos testados com metodologias alternativas, como a criação de jogos, que estimulam a prática das competências desenvolvidas;
- nossas turmas também aprendem sobre empatia, respeito pela diversidade e a importância de produções socioculturais por meio de semanas temáticas, cada uma sobre uma região ou país diferente.
Enfim, esses são apenas alguns exemplos. Nosso objetivo é promover uma educação integral e humana, como sugere a BNCC. O resultado é a formação não só de estudantes, mas sim de pessoas preparadas para alcançar o sucesso pessoal e profissional.
Mudanças para 2020
Além de manter a BNCC em vista, os colégios também precisam ficar atentos às mudanças no Ensino Médio, que devem ser incorporadas até 2020, de acordo com a Medida Provisória 746/2016 — conhecida como MP do Ensino Médio. Você talvez se lembre de quando essa reforma foi publicada em 2016, pois ela gerou bastante debate entre pais, professores e estudantes.
Polêmica ou não, o fato é que a MP vai ao encontro das competências da BNCC, como o desenvolvimento de autonomia, a capacidade de tomar decisões e o protagonismo social. De olho nisso, o Certus já está em fase de mudança para atender às necessidades dos estudantes nessa nova realidade.
Por exemplo, o currículo será mais flexível: além das disciplinas tradicionais, o estudante poderá adaptar sua trajetória escolar por meio de itinerários formativos, mais alinhados aos interesses do aluno.
Como as diretrizes da BNCC impactam o ensino?
As diretrizes da BNCC estimulam os educadores e os colégios a buscarem uma formação mais ampla, que prepare os estudantes não apenas para os exames finais ou para os vestibulares, por exemplo, mas sim para encarar os desafios da vida em sociedade, como o mercado de trabalho e a convivência com a diversidade.
E aí, conseguiu entender o que é BNCC? Como a gente viu, um colégio que se compromete com o desenvolvimento das competências previstas pela Base é capaz de proporcionar uma formação muito mais ampla para seus estudantes, indo além das disciplinas tradicionais e realmente preparando cidadãos para a vida em sociedade.
Então, entre em contato e conheça mais sobre as propostas pedagógicas inovadoras do Colégio Certus!