O Projeto de Cinema desenvolvido com o Ensino Fundamental II teve como objetivo a produção de um curta-metragem. Enquanto o 6º e 7º ano escreveu seu roteiro com base em um conto de fadas, o 8º ano criou uma paródia inspirados pelo mesmo gênero.
O ano todo nós trabalhamos uma matéria de cinema no meio de uma pandemia. Tivemos vários momentos legais e até gravamos um filme, uma coisa que eu pensava que nunca ia fazer.” Matheus Santos, 6ºA2
Durante o ano, os estudantes aprenderam diversas ferramentas e técnicas utilizadas no mundo do cinema para a produção de um filme, dentre elas os planos cinematográficos, ângulos de filmagem, movimentos de câmera, expressão corporal, trilha sonora, edição de vídeo, iluminação, cenário, entonação etc.
Projetos é uma atividade interessante já que ela não é só Matemática, Português, Ciências, Geografia, Arte. É como matérias juntas, um pouco de história um pouco de português, ciências e assim vai. É umas das atividades mais diversificada e minha favorita.” Gabriel Lopes, 6ºA2
Assista aos vídeos no YouTube:
Foi um ano de grandes desafios, principalmente para o trabalho em equipe, mas os estudantes se superaram e conseguiram! A palavra-chave foi ADAPTAÇÃO e para que tudo ocorresse com leveza, durante as vivências o grupo conversou sobre superar as dificuldades e usar a criatividade para o desenvolvimento de um produto, no caso um curta.
No começo foi difícil, eu achei que seria uma ideia maluca, mas foi bem mais fácil do que eu pensei, depois da quarentena ficou ainda mais difícil com o planejamento de cena e gravar tudo sozinho, foi uma experiência um tanto quanto diferente.” Helena Oliveira, 7ºA1.
O mais importante era se divertir e experimentar o mundo da perspectiva dos bastidores. A missão foi cumprida. Cada grupo deu seu próprio toque especial para o nascimento do curta-metragem.
Crescemos ouvindo histórias e de modo geral elas mexem muito conosco, porque nos identificamos e nos sensibilizamos com a poética da narrativa. Poder vivenciar a história do outro, usar a imaginação e se abrir para emoções que passam a ser nossas naquele instante é uma arte, mas não no sentido técnico da palavra, e sim no sentido de estar no mundo e expressar-se a partir dele. O Projeto de 2020 foi extremamente positivo diante do momento intenso em que vivemos, em que precisamos aprender a nos expressar e nos comunicar melhor. Estou muito orgulhosa do trabalho dos meus alunos, comemora Ingrid Oliveira, professora de projetos.