O projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, que proporciona a oportunidade de adolescentes participarem da política de seu estado vivenciando um dia na Câmara Municipal, com o cargo de Vereador Jovem.
Para isso acontecer, estudantes matriculados em escolas públicas e privadas devem criar um projeto de lei com base em um dos nove partidos temáticos:
- Natureza;
- Segurança urbana;
- Saúde;
- Educação;
- Assistência social
- Trânsito e transporte
- Esporte, lazer e recreação
- Cultura
- Planejamento urbano
Os 55 melhores projetos têm seus autores premiados e titulados como Vereador Jovem Paulistano. Esses estudantes desempenham a função de vereador por um dia, com direito a sessão plenária, diplomação e defesa de seu projeto de lei na tribuna da Câmara Municipal. Além disso, o Vereador Jovem poderá também votar nas propostas de outros estudantes, em um exercício de democracia e cidadania.
No Certus as pré-seletivas 2019 foram abertas para as turmas do 7º, 8º e 9º anos. A coordenação recebeu 9 inscrições com projetos em diversos partidos. Assista aos vídeos e confira a defesa dos estudantes.
Por meio de uma votação pública onde estudantes, professores e coordenação pedagógica participaram, foi escolhida a proposta da estudante Milena Dias Francisco Zago, que apresentou o “Projeto Recomeço”. Sua ideia para o partido da Assistência Social sugere promover a (re)inclusão social dos moradores de rua por meio de uma iniciativa que habilitaria estas pessoas como guias turísticos da cidade. Assista ao vídeo e entenda.
O projeto da estudante será apresentado à Câmara Municipal de São Paulo e na primeira semana de outubro serão divulgados os nomes dos 55 vereadores jovens escolhidos, entre as diversas escolas participantes.
Para relembrar…
Este é o terceiro ano que o Certus participa do Parlamento Jovem Paulistano. Em 2017 o colégio conseguiu eleger e levar o estudante Thalles de Assis, que apresentou um projeto para o partido da Natureza que tratava de distribuir cotas especiais para feirantes dispostos a comercializar produtos orgânicos nas feiras livres da capital. Já em 2018 foi a vez da aluna Victória Robélia, que criou um projeto para o partido da Saúde onde a ideia principal estabelecia a gratuidade em eventos e atrações culturais/artísticas a todos os doadores de sangue da cidade.
Fica aqui a nossa torcida para que a estudante Milena seja selecionada e possa também viver esta experiência incrível no Parlamento Jovem 2019.