Realizamos um Estudo do Meio na Trilha da Água e Forte São João, em Bertioga, litoral paulista. Por meio desta experiência, as turmas do Ensino Fundamental II entraram em contato direto com os ecossistemas litorâneos: Mata Atlântica, manguezal e restinga, aumentando seus conhecimentos sobre relevo, vegetação, animais marinhos e outros elementos da natureza e sua preservação.
A programação foi uma iniciativa dos professores de Geografia, História e Ciências; para proporcionar aos alunos uma experiência prática que ressaltasse a importância da preservação dos ecossistemas litorâneos e dos ambientes naturais.
Eles compreenderam que o mangue é um verdadeiro berçário para várias espécies marítimas. Além de conseguirem observar a influência das marés no manguezal. Quando chegamos a maré estava baixa e ao retornarmos já tinha subido. Os alunos puderam vivenciar essa mudança e ver como isso é extremamente importante para o ciclo de vida e renovação daquele ambiente.
Luciano Marinho, professor de geografia
Os estudantes fizeram ainda, a Trilha da Água, no SESC Bertioga, com travessia de barco pelo Rio Itapanhaú. Durante o passeio passaram por riachos onde puderam conhecer uma das piscinas naturais preservadas, do litoral paulista.
Os alunos aprenderam a manusear o Termômetro, responsável por medir a temperatura; o Barômetro, que mede a pressão atmosférica, a umidade e a altitude; e o Decibelimetro, que calcula os decibéis de som e ruído em um ambiente.
Os adolescentes fizeram estas medidas no colégio, na serra e no mangue/praia. Desta forma compararam e analisaram os fatores e elementos climáticos que podem influenciar diretamente a mudança dos números que estes aparelhos indicam.
Luciano Marinho, professor de geografia
Para encerrar o passeio, a turma visitou o Forte São João e seu museu indígena. O local é a fortaleza mais antiga do Brasil e um patrimônio histórico brasileiro, tombado pelo IPHAN. Ele fica localizado aos pés da praia, em frente ao Canal de Bertioga e da Ilha de Santo Amaro. Os alunos ficaram impressionados com a construção, que é super bonita e com as salas internas, que guardam armaduras medievais e peças indígenas.