O apetite à leitura vem da curiosidade e é esta a proposta do Balaio de Leitura Itinerante.
Uma ideia. Um encontro… Pronto. O despertar acontece e dá-se o prazer!
ÀS VEZES AS PESSOAS ME PERGUNTAM O QUE FAZER PARA ADQUIRIR O HÁBITO DA LEITURA. EU DIGO NADA, PORQUE HÁBITO TEM A VER COM ESCOVAR DENTE, CORTAR UNHA, TOMAR BANHO. É ALGO QUE VOCÊ FAZ MECANICAMENTE. É PRECISO, NO ENTANTO, DESENVOLVER O PRAZER DA LEITURA
Rubem Alves
O grupo TECER encenou um trecho de O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, como uma estratégia inovadora afim de despertar a curiosidade dos alunos do Médio pois a obra faz parte da lista de livros para o ENEM e principais vestibulares do país.
A montagem teve adaptação e direção da aluna Giovanna Dalo, do 2º A2 Médio, responsável pelo Balaio de Leitura Itinerante, com Supervisão de Criação e Direção Geral do professor de Teatro Márcio David.
Na encenação o grupo contextualizou a obra ao final com um canto da música Carnavália, dos Tribalistas.
Como diria Rubens Alves: “Às vezes as pessoas me perguntam o que fazer para adquirir o hábito da leitura. Eu digo nada, porque hábito tem a ver com escovar dente, cortar unha, tomar banho. É algo que você faz mecanicamente. É preciso, no entanto, desenvolver o prazer da leitura”.
Ficha Técnica:
Elenco: Giovanna Dalo (Rita Baiana), Gustavo Oliveira (Jerônimo), Guilherme Quadros (Firmo), Isabelle Milberg (Leocádia), Júlia Rocha (Velho Libório) e Victor Freitas (Porfiro).
Adaptação e Direção: Giovanna Dalo
Direção Geral e Supervisão de Criação: Márcio David
Veja mais fotos
TAG: #Tecer #BalaiodeLeitura #Fundamental #Médio #Eventos
COMPARTILHE:
Saiba mais sobre O cortiço:
Fonte: Literatura fora da Escola