Quando chega o fim do ensino fundamental, os pais costumam fazer a seguinte pergunta: “Meu filho deve mudar de escola no ensino médio?”. A dúvida aparece por alguns motivos, como o desejo de procurar um colégio que ofereça um melhor preparo para o vestibular ou a vontade de o filho de acompanhar colegas para outra instituição.
A mudança gerará um novo período de adaptação, escolar e social, além de interferir no cotidiano familiar. Por isso, é prudente considerar vários aspectos antes de tomar a decisão, assim como foi feito no momento de escolher a primeira escola.
Neste artigo, falaremos sobre os principais aspectos que devem ser considerados antes da mudança e quais características recomendamos buscar no novo colégio. Acompanhe a leitura!
O que deve ser considerado para mudar de escola no ensino médio?
Agora, nós daremos algumas sugestões dos principais aspectos que devem ser considerados para tomar uma decisão.
Expectativa dos pais
Os pais precisam ter uma ideia clara do que buscam para a educação dos filhos. Procurar um colégio que prepare bem para o vestibular e que tenha uma educação mais humanista são alguns fatores que precisam ser analisados, mas não resolvem toda a questão.
Outros pontos, como a preparação dos professores, a estrutura do colégio e os resultados alcançados em anos anteriores também entram na equação. Assim, para chegar a uma conclusão, é necessária uma reflexão profunda sobre tudo que está envolvido na mudança.
Motivação para a mudança
Por qual motivo a mudança está sendo cogitada? Essa é outra informação importante. Talvez o baixo rendimento do seu filho ou a percepção da falta de capacidade do colégio atual motivem essa decisão. Se a razão for mais banal, como a vontade de acompanhar colegas, analise se isso não trará prejuízos a longo prazo para o aprendizado do adolescente.
Perfil do estudante
Outro ponto é o perfil do seu filho. Se ele tem dificuldades de adaptação, a mudança pode não ser o melhor caminho. Do mesmo modo, se ele está com algum problema de comportamento onde estuda, mudar pode ser a solução.
Avaliação do colégio atual
Depois de avaliar esses aspectos, o momento é de avaliar o colégio atual do seu filho. Converse com os professores, fique por dentro dos métodos utilizados e avalie se a mudança é, de fato, necessária. Não tenha medo de realizar perguntas, pois você precisa saber as reais condições de estudo.
O que o novo colégio deve oferecer?
Na procura por uma nova instituição, informe-se sobre a proposta pedagógica, avalie a infraestrutura do local, analise o conteúdo do material didático e investigue a reputação do colégio.
Um fator interessante a se levar em conta é se o colégio pratica as metodologias ativas. Esses métodos trabalham com a participação ativa de cada estudante como protagonista e valorizam a produção individual e coletiva. A investigação e a experimentação são importantes bases dessa forma de ensino-aprendizagem.
Verifique também se o colégio oferece outros espaços de formação, como o desenvolvimento de projetos ligados à tecnologia e programação. Pense também em aulas de teatro, realização de olimpíadas ou rodas de leituras.
Ao analisar os fatores citados, você conseguirá saber se seu filho deve mudar de escola no ensino médio. Lembre-se de que a escolha precisa trazer benefícios para a educação do seu filho e, por isso, é muito importante que ele também seja consultado nesse processo.
Agora que você já sabe o que considerar para decidir se deve mudar ou não seu filho de colégio, que tal entrar em contato com a gente? Converse conosco e conheça todos os diferenciais do Colégio Certus!
Uma resposta