Tecnologia a Serviço da Alfabetização – Sílabas e Fonemas

A tecnologia está aí ao alcance de nossas mãos e utilizá-la de forma construtiva é uma escolha. Aqui no Certus diariamente vemos a evolução dos estudantes quando utilizamos ferramentas digitais a serviço da educação.

https://www.facebook.com/ColegioCertus/videos/2251427515123755/

 

Um exemplo disto foi esta atividade realizada com as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental I. Na sala Google os pequenos utilizaram  o aplicativo Chrome Music Lab, da Google For Education.

Estudantes do 1º ano participam de um ditado digital na Sala @GoogleCanto

A proposta era realizar um ditado sem escrita, no caso uma lista com nomes de animais. Entretanto, ao invés de escrever os estudantes tinham que digitar a quantidade de sons que aquela palavra fazia, logo em seguida o aplicativo criava uma melodia para aquela palavra.

A aula foi muito divertida e produtiva! Os estudantes não queriam mais parar de formar palavras e descobrir quantos sons elas faziam.

“Dentro do processo de alfabetização é parte do trajeto para o letramento a aquisição da habilidade de distinguir os fonemas dentro de uma palavra. A partir da internalização de que as palavras são formadas por pequenos sons a criança desenvolve a autonomia de escrever sozinha e, a partir daí, dará mais um passo para outros níveis de escrita”.

Tatiane Evangelista, professora.

Que tal utilizar o aplicativo em casa?

Chrome Music Lab, é um aplicativo educativo gratuito, super intuitivo e recomendado para crianças de todas as idades! Usando a criatividade os pequenos podem explorar os sons e suas conexões com ciências, matemática, artes e até na alfabetização. Como neste exemplo utilizado pelas professoras Tatiane Evangelista e Maria Amorim. 

A ferramenta está disponível para Smartphones, Tablets, Laptops e Desktops. Basta estar conectado à internet e soltar a imaginação!

Acesse aqui a ferramenta.

Veja o álbum de fotos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *