A atividade interdisciplinar, que envolveu o estudo de Artes e Matemática, foi idealizada para trabalhar o triângulo como forma rígida nas estruturas. Contemplando o conteúdo do material didático, com as quatro operações: escala, comprimento, planta e medidas. Dessa forma, os alunos foram desafiados a construírem uma ponte com palitos de sorvete de madeira.

 

COMPARTILHE:  [social_buttons facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true”]

Os estudantes vivenciaram o tema de forma lúdica, debatendo opiniões e construindo possibilidades nas discussões. 

Todas as etapas do projeto, desde a pesquisa dos conceitos aplicados, esboço, croqui e construção da maquete foram desenvolvidos pelos adolescentes.

“O projeto foi muito legal, mas ao mesmo tempo foi muito difícil. Havia muita discussão, para conseguirmos fazer alguma coisa. No final votávamos e nos entendiamos, mas este processo foi muito delicado”. Mariana Gomes Andrade e Silva, 5º ano B1 

 

Clique aqui para ver o álbum de fotos

No início do projeto houve uma apresentação das pontes com triângulos no Brasil e no mundo. Cada turma foi dividida em dois grupos. Individualmente desenharam a que mais gostaram no caderno, depois disso o grupo deveria escolher duas ilustrações para serem colocadas em sulfite e por fim uma que seria projetada em palitos.

“Uma parte do grupo reproduziu o esboço em cartolina e colocou os conceitos trabalhados em aula, explicando o desenho. Os demais estudantes participavam do grupo de pesquisa para complementar informações e responder as dúvidas que surgiam no processo”, lembra Wagner Gonçalves, professor.

Durante o processo os estudantes criaram oportunidades de discutir os problemas colocando os pontos de vista para o grupo. Neste momento a aceitação da opinião dependia em saber argumentar com qualidade e expor a ideia sem imposição. Essa etapa foi muito importante para a convivência do grupo.

 

“Foi muito difícil, mas conseguimos. Mostramos no projeto a importância do triangulo como forma geométrica rígida”. Raul Leite, 5º ano B1.

 

COMPARTILHE:  [social_buttons facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true”]

 

[divider line_type=”No Line”][vc_column_text]Venha conhecer o Certus! [/vc_column_text][divider line_type=”No Line”][nectar_btn size=”medium” open_new_tab=”true” button_style=”regular” button_color_2=”extra-color-gradient-2″ icon_family=”none” url=”http://www.certus.com.br/saiba-mais/” text=”Vamos conversar?” css_animation=”pulse”][vc_column_text]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *