O diálogo entre mulheres no Projeto de vida

Estudantes dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio participantes do Projeto de Vida produzem ações para debater a força de trabalho das mulheres ao longo do tempo.

A iniciativa partiu da proposta das professoras Juliana Celestino e Ingrid Cristina em articular junto aos alunos integrantes do projeto uma análise e reflexão sobre a figura feminina na história.

O objetivo do trabalho também buscava incentivar e valorizar a atuação das mulheres brasileiras no mercado de trabalho, a fim de alcançar a igualdade de gênero e empoderar meninas e mulheres, e ainda, o reconhecimento da turma da importância da pauta.

Para o desenvolvimento de ações, as turmas definiram como mote direcionador a ideia de profissões em que não há pouca presença de mulheres na área do STEAM (Science, Technology, Engineer, Art and Math), que engloba as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

“Conversamos um pouco sobre isso e mostramos alguns dados da Fundação Oswaldo Cruz, na qual mostra a baixa participação das mulheres no mercado de trabalho”,

explica a professora Juliana Brito.

Segundo o estudo da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a taxa de participação das mulheres na força de trabalho de pessoas com 15 anos ou mais é de 54,5% comparado ao dos homens que é de 73,7%, demonstrando uma desigualdade de gênero dentro do mercado de trabalho brasileiro.

Meninas muitas vezes são desencorajadas sutilmente ou explicitamente a se interessarem por disciplinas consideradas “masculinas” como matemática, ciências e engenharia. Além disso, a falta de modelos femininos visíveis e de referências nas áreas do STEAM pode diminuir a autoconfiança das meninas e influenciar suas escolhas de carreira.

Quais fatores corroboram com essa estatística?

Após o conhecimento das informações, os estudantes iniciaram as pesquisas. Alguns aproveitaram a oportunidade para fazer um levantamento de dados sobre a participação das mulheres/meninas nas instituições onde fazem cursos técnicos, profissionalizantes ou livres, como no Instituto Social Nossa Senhora de Fátima, da região do extremo sul paulistano, ETECs e Senac.

@colegiocertus

O que você quer ser quando crescer? Com essa pergunta os estudantes do 3º Médio participantes do Projeto de vida abordaram algumas meninas do Ensino Fundamental como ação do Dia Internacional das Mulheres. Confira as respostas deste momento. 8 de março … todo dia é dia! 🧠💡💬 DiaInternacionaldaMulher Tododiaédia somosinfinitos

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Dentre as questões levantadas pelos estudantes, foi analisado:

Quais são os cursos oferecidos e quantas mulheres há em sala de aula? Qual o motivo da escolha?

Contextualizados com a apresentação das professoras e diante dos levantamentos das pesquisas realizadas, os estudantes tiveram como desafio desenvolver algumas ações pré-definidas. Dentre as ações propostas a turma precisava promover um evento ou oficina para as meninas do Colégio Certus sobre dicas e notícias empoderadoras no Dia Internacional da Mulher.

Outra ação proposta, escolher uma profissional feminina de qualquer área do STEAM e preparar uma apresentação contendo informações sobre a vida, conquistas e o impacto do trabalho. Somado a estas ações, a turma foi desafiada a criar conteúdo em formato de post de mídias sociais para a possível publicação no dia das mulheres.

Um grupo de estudantes fez a produção de um vídeo no Estúdio Certus para mostrar o diálogo entre diferentes mulheres ao longo do tempo. Intitulado “Tecendo o Tempo”, o vídeo coloca em cena diferentes mulheres dialogando sobre a situação da baixa participação das mulheres no mercado de trabalho e as dificuldades da rotina e reconhecimento profissional.

@colegiocertus

Estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio participantes do Projeto de Vida fizeram um vídeo para mostrar o diálogo entre diferentes mulheres ao longo do tempo. A proposta chamada de Tecendo o Tempo apresenta através de diálogos a baixa participação das mulheres no mercado de trabalho e as dificuldades da rotina e reconhecimento. A atividade foi desenvolvida durante as aulas conduzidas pelas professoras Juliana Rodrigues e Ingrid Cristina.  Para a realização do trabalho, os estudantes realizaram pesquisas e fizeram levantamento de dados nos cursos que alguns frequentam sobre a participação das mulheres/meninas. 8 de março … todo dia é dia! 🧠💡💬 #DiaInternacionaldaMulher #Tododiaédia #somosinfinitos

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Como não poderia faltar, as turmas fizeram apresentações no Auditório Santos Dumont para estudantes do Ensino Fundamental dos 4ºs, 5ºs e 7ºs anos. Dinâmicas, brincadeiras e atuações com representações de mulheres de referência em diversas áreas profissionais endossaram as apresentações encerranado as iniciativas do projeto. 

A data de 8 de março de 2024 estará na memória de meninas, jovens, mas também de todos os estudantes sobre o desafio persistente das desigualdades de gênero enraizadas em nossa sociedade. Por outro lado, conscientiza os estudantes da necessidade da quebra de estereótipos de gênero desde tenra idade.


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