Eletivas do Ensino Médio 2024

Novas Eletivas e Itinerários foram lançados para as turmas do Ensino Médio em 2024 visando o aprofundamento de estudos do estudantes nas quatro áreas do conhecimento.

Os Itinerários Formativos são um conjunto de situações e atividades educativas para os estudantes escolherem conforme interesse, aptidão e objetivos. Permite ao estudante aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou Formação Técnica e Profissional, sendo a parte flexível do currículo do Ensino Médio.

Lembrando que os projetos devem atender a Competência Geral Básica determinada pelo BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

As áreas do conhecimento são divididas em Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional, que devem ser trabalhadas na educação básica brasileira, contemplando os seguintes campos no Ensino Médio:

Linguagens e suas tecnologias

Linguagens e suas Tecnologias: Abrange disciplinas como Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Ciências da natureza e suas tecnologias

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Engloba disciplinas como Biologia, Química e Física, focando no entendimento dos fenômenos naturais, suas causas e implicações.

Ciências humanas e suas tecnologias

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Compreende disciplinas como História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, promovendo o entendimento da sociedade, das culturas, das instituições e das relações humanas.

Matemática e suas tecnologias

Matemática e suas Tecnologias: Inclui disciplinas relacionadas à Matemática e suas aplicações, estimulando o pensamento lógico, o raciocínio quantitativo e a resolução de problemas.

Os projetos são pautados nos seguintes eixos estruturantes:

● Investigação Científica;
● Mediação e Intervenção Cultural;
● Processos criativos;
● Empreendedorismo;

Desta forma, seguindo o conceito de competências que devem ser contempladas na área do conhecimento, por exemplo, de Linguagens e suas tecnologias, o estudante do Ensino Médio deve concluir o ensino regular tendo como habilidades como agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

Essas áreas do conhecimento são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes, fornecendo uma base sólida de aprendizado e habilidades para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Competência Geral Básica dos projetos:

● Conhecimento;
● Comunicação;
● Repertório cultural;
● Cultura digital;
● Empatia e cooperação.
● Pensamento científico, crítico e criativo
● Responsabilidade e cidadania

Formação Técnica e Profissional: Visa oferecer conhecimentos específicos para a formação técnica e profissional dos estudantes, preparando-os para o mundo do trabalho.

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