Existem muitas opções de ensino para as crianças, por isso, é importante avaliar aspectos variados para saber qual a melhor alternativa ao escolher uma escola particular em SP. Diversos fatores devem ser analisados, que vão desde a estrutura até os métodos de ensino.

Neste artigo, mostraremos a importância de conhecer bem a escola do seu filho e daremos dicas de pontos que devem ser considerados durante a avaliação escolar. Confira!

A importância de conhecer bem a escola

O momento de escolher o colégio de um filho é fundamental. Assim, a família precisa ter em mente o que esperar da escola. É preciso identificar a proposta pedagógica da instituição e analisar se ela está de acordo com o pensamento familiar.

Portanto, os pais precisam conhecer bem a instituição de ensino para saber se a criança está tendo um bom aproveitamento das aulas. É fundamental encontrar resultados tangíveis e, ao mesmo tempo, estar de olho no propósito maior da convivência escolar, que é o bem-estar do estudante.

Outras ferramentas também são importantes e servem para os pais avaliarem o que está sendo oferecido pelo colégio. A questão do relacionamento do estudante com a equipe docente e com os colegas é um indicador que ajuda a explicar o desempenho no processo de aprendizagem.

Alguns pontos que devem ser considerados na avaliação escolar

No momento de avaliação do colégio, tanto para matricular pela primeira vez ou para renovar a matrícula, os pais devem analisar alguns pontos. Vamos conhecê-los!

Estrutura

Essa é uma característica fácil de ser avaliada. É possível verificar se o colégio conta com espaços apropriados para a prática de atividades esportivas e lazer. Além disso, ele precisa ter salas de aulas confortáveis, arejadas, com boa luminosidade e acústica adequada.

Outra observação é sobre a limpeza e a conservação do ambiente, garantindo o bem-estar de todos. Os recursos tecnológicos e diferenciais estruturais também são indicativos interessantes.

Aprendizado das crianças

O aprendizado das crianças é passivo ou ativo? Esse é um questionamento importante, que ajuda a diferenciar as instituições. Os estudantes precisam ter participação ativa em seu processo de aprendizagem, adquirindo características importantes, como autonomia e confiança.

Metodologia de ensino 

A metodologia de ensino também é um bom indicativo da qualidade da escola. É preciso entender exatamente os métodos que serão utilizados e verificar se eles se encaixam com o que os pais esperam para os seus filhos. Não adianta querer uma abordagem mais ativa se a proposta da instituição não indica essa escolha.

Relacionamento com a família

O acompanhamento da vida escolar é fundamental para garantir o melhor desempenho dos estudantes, mas algumas escolas não estimulam a participação da família. É preciso conferir se o colégio dispõe de canais de comunicação com os pais, disponíveis para atender os responsáveis sempre que necessário.

Essas são algumas dicas para avaliar a satisfação com a escola particular em SP. Os pais precisam analisar vários fatores importantes e conhecer de fato os processos educativos da instituição. Desse modo, é possível tomar uma decisão que beneficiará a criança, que poderá se desenvolver de maneira completa e se tornar um adulto responsável e consciente.

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, entre em contato conosco e conheça as metodologias e benefícios que o Certus Colégio pode oferecer ao seu filho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *